COOPERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PANORAMA DA COOPERAÇÃO ECUMÊNICA COMO FERRAMENTA DE AFIRMAÇÃO E PROMOÇÃO DE DIREITOS
Palavras-chave:
Ecumenical Movement, Ecumenical Cooperation, inclusion.Resumo
O presente trabalho visa destacar a importância da cooperação ecumênica na afirmação e promoção de direitos. A delimitação utilizada é entre 1994 e 2013, na América Latina. Por esta cooperação se entende a colaboração de Igrejas e Agências Ecumênicas de fomento de recursos - humanos e financeiros - principalmente da Europa e Estados Unidos por meio de várias articulações e programas com suas contrapartes na América Latina, mais especificamente no Brasil. Esta cooperação desde os primórdios viabilizou parte importante da ação do movimento ecumênico. Primeiro será traçado um breve itinerário sobre a trajetória da cooperação ecumênica começando com suas ênfases e características. Posteriormente se apresenta uma tipificação da cooperação ecumênica segundo suas especificidades de atuação, sua origem e composição de seus fundos. Feito isso, busca-se evidenciar a importância desta cooperação como ferramenta de inclusão na perspectiva dos DHESCA’s. Por último se apresenta exemplos práticos da ação ecumênica explicitando a sua importância.Referências
BATISTA, Israel. Desafios eclesiais e missionários da cooperação: Diálogo entre as igrejas da Europa e América Latina. Quito; São Leopoldo: CLAI; Sinodal, 2007.
BARBOSA, Alexandre de Freitas (org). O Brasil real: a desigualdade para além dos indicadores. São Paulo: Outras Expressões, 2012.
[revista Último Andar (ISSN 1980-8305), n. 28, 2016]
BIEKART. Kees. La Cooperación No-gubernamental Europea hacia Centroamérica. San Salvador: PRISMA, 1994.
BITTENCOURT Filho, José; RIBEIRO, Cláudio de Oliveira (organizadores). Por uma Teologia Latino-Americana. São Paulo: Paulinas, 1996. (Coleção Caminhos do Diálogo).
COTO, Anastácio Gallego. Bases para una Teología de la Cooperación Ecuménica. Quito: CLAI, 1997.
CUNHA, Magali Nascimento. Quero Trazer à Memória o que me Traz Esperança. Movimento Ecumênico: Avaliação e Perspectivas. Numen. V.13.No. 1-2, p. 103-135, 2010.
FGV. Pesquisa arquitetura institucional de apoio às organizações da sociedade civil no Brasil: Relatório Final Eixo Cooperação Internacional. São Paulo: FGV, 2013.
FRAGA, Paulo Cesar Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio Silva. O tempo real dos jovens: juventude como experiência acumulada. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.
HADDAD, Sergio. Caminhos da institucionalização: cooperação internacional, Estado e filantropia. São Paulo: CEBRAP. Cadernos de Pesquisa, n 11 6, abril de 1997.
IULIANELLI, Jorge Atílio (org). Contribuições ecumênicas para o desenvolvimento transformador. Rio de Janeiro: KOINONIA-Presença Ecumênica e Serviço, 2009.
JAIME, Pedro. Conexões transnacionais: redes de advocacy, cooperação norte-sul e as ongs latino-americanas in Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia e Ciência Política. nº 1 (2. sem. 95). Niterói: EdUFF, 1995. p.103-126.
LOSSKY, Nicholas [et al] [ed.]. Dictionary of the ecumenical Movement. Geneva: WCC Publications, 2002.
Oliveira, Rafael Soares. Ecumenismo, direitos humanos e paz. Rio de Janeiro: KOINONIA, 2006.
SOUZA, Darli Alves de. As comunidades protestantes e o Congresso do Panamá: um estudo do envolvimento das comunidades locais no movimento ecumênico nas primeiras décadas do século XX; orientação de Lauri Emilio Wirth. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002.
Fonte Documental
ALIANÇA ACT. Documento Fundacional. 2009.
Sítios da internet
http://plataformaosc.org.br/. Acesso em 22/05/2016.
www.actalliance.org. Acesso em 21/05/2016.
[revista Último Andar (ISSN 1980-8305), n. 28, 2016]
http://www.acaoeducativa.org.br/opa/opa02.html. Acesso em 14/04/2016.
http://www.religioespordireitos.blogspot.com.br/p/quem-somos_29.html. Acesso em 14/04/2016.
http://www.plataformadh.org.br/files/2014/02/publicacao_relatorias_2005.pdf. Acesso em 14/04/2016.
http://www.plataformadh.org.br/files/2014/02/publicacao_relatorio_2003.pdf. Acesso em 14/04/2016.
http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/dialogo_ecumenico/projeto_de_carta_ecumenica_para_a_cooperacao_das_igrejas_na_europa.html. Acesso em 15/04/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.