A POLÊMICA CRISTÓLOGICA NO DIÁLOGO COM TRIFON DE JUSTINO
Palavras-chave:
Patrística, Cristologia, Controvérsia judaico-cristã, História do cristianismoResumo
O presente artigo pretende refazer a mais antiga polêmica travada na história do cristianismo: a controvérsia judaico-cristã. Obviamente, muitos documentos sobre este embate poderiam ser retomados, no entanto, optamos por resgatar essa polêmica por meio da obra Diálogo com Trifon, de Justino, o Mártir. Ainda assim, reconhecemos que há uma variedade de temáticas no texto justiniano, por isso, o debate será refeito a partir de um ponto que parece sobressair no escrito de Justino, a saber, a polêmica cristológica. A relevância de tal análise reside, sobretudo, no fato que a figura de Cristo representava o ponto de divergência por excelência entre o antigo judaísmo e a religião que estava emergindo.Downloads
Publicado
2016-12-30
Como Citar
Marques, J. da C. L. (2016). A POLÊMICA CRISTÓLOGICA NO DIÁLOGO COM TRIFON DE JUSTINO. Último Andar, (29), 184–203. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/31321
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.