NEOXAMANISMO NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Ana Luisa Prosperi Leite

Palavras-chave:

neoxamanismo, Nova Era, novas espiritualidades

Resumo

O intercâmbio religioso e cultural próprio ao Movimento Nova Era vem dando origem a inúmeras vertentes espirituais em que o apelo a um tradicionalismo quase perdido e a valorização das alteridades são características recorrentes. Este artigo irá discorrer sobre uma destas vertentes: o neoxamanismo. Tomando como recorte o contexto latino-americano, em um primeiro momento iremos detalhar o cenário que deu margem ao seu surgimento para, a partir de exemplos retirados principalmente de De la Torre, Zúñiga e Huet (2013), abordarmos as mudanças que estão sendo infundidas tanto no interior dos grupos étnicos, quanto no próprio meio novaerista em virtude do encontro dos ocidentais com o xamanismo. Por fim, será traçado um diálogo com a tese de Douglas (1978) acerca daquilo denominado pela antropóloga como “símbolos vazios” e “símbolos condensados”. Nossa hipótese é a de que nas últimas décadas o neoxamanismo vem cumprindo um processo de esvaziamento de símbolos indígenas e da própria noção de xamanismo ao mesmo tempo em que vai ao encontro de uma condensação de símbolos Nova Era, servindo, assim, à crescente estruturação desta nova matriz de sentido.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Leite, A. L. P. (2016). NEOXAMANISMO NA AMÉRICA LATINA. Último Andar, (29), 204–217. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/31322

Edição

Seção

Artigo