TEOLOGIAS EM CONFLITOS: A REAÇÃO CATÓLICA À PROPAGANDA RELIGIOSA PROTESTANTE NA CIDADE DE LARANJEIRAS (1885/1889)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018v1i1p268-284Palavras-chave:
protestantismo, católicos, protestantes, Laranjeiras.Resumo
Tendo em vista os conflitos religiosos que ocorreram no século XIX com a inserção do Protestantismo, o presente artigo tem por objetivo mostrar a reação católica à propaganda religiosa protestante na cidade de Laranjeiras (SE) por meio da análise dos jornais da época, a exemplo de Horizonte, (1885/1886), O Laranjeirense (1887/1888) e O Republicano (1888/1889). Partindo desse princípio, no primeiro item é configurado o campo religioso laranjeirense, em que é possível observar como estava organizada a sociedade, a política, a economia e a religião. No segundo item, são abordadas as estratégias utilizadas pelos protestantes para a realização da propaganda religiosa e, ao mesmo tempo, a importância do trabalho realizado pelos colportores e missionários. E no terceiro, são analisados fragmentos dos embates registrados nos jornais da época entre católicos e protestantes a exemplo dos debates e das agressões físicas sofrida pelos novos adeptos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.