MEIO AMBIENTE, RELIGIÃO E ALTERIDADE: BREVE ANÁLISE, POR ENTRE A ÓTICA MIDIÁTICA, DO CONTEXTO SOCIAL NO PÓS-ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO – MG.
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2019.i1p19-28Palavras-chave:
Brumadinho – MG, Igrejas, Sustentabilidade ambiental. Mídia nacional.Resumo
Este ensaio se debruça sobre a “lama” do fatídico rompimento da barragem em Brumadinho - MG, propondo a compreender o papel das igrejas cristãs atuantes na região do pós-rompimento, diante das emergentes questões ambientais e sociais, suscitadas em mídia nacional, a fim de responder inquietudes como se as igrejas podem atuar no além assistencialismo, lhes imprimindo um caráter também de instituição promotora de uma política de sustentabilidade ambiental e emancipação social. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, corroborados por autores como Berríos (2007), Lucio Gera (2002), Nietzsche, Vattimo (2014), dentre outros e documentos como a Bíblia Sagrada, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, compreendemos que compete à Igreja cristã, além da implantação da fé, a promoção humana e desvelo social.Referências
ALVES, Alaôr Caffé. Sustentabilidade expandida: crítica social dos limites do direito, da ética e do estado e reflexos na política do meio ambiente. In: JR, Arlindo Philippi; et al. Direito Ambiental e sustentabilidade. Tamboré: Manole, Edição digital, 2016. Disponível em < https://books.google.com.br/ >. Acessado em 06 de março de 2019.
BERRÍOS, Manuel Rolando. Reflexões sobre o consumo e o consumismo. In: CORTEZ, Ana Tereza Caceres; ORTIGOZA, Sílvia Aparecida Guarnieri. Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: UNESP, 2007.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada Ave-Maria, 36. ed. São Paulo: Editora Ave Maria, 2002.
BONATTI, Claudio. O ressurgimento do cristianismo na morte de Deus em Gianni Vattimo. Filogênese. Revista Eletrônica de Pesquisa na Graduação em Filosofia. Universidade Estadual Paulista. Vol. 7, nº 2, 2014.
CABRAL, Alexandre Marques. Niilismo e hierofania: uma abordagem a partir do confronto entre Nietzsche, Heidegger e a tradição cristã: Nietzsche, cristianismo e o Deus não cristão. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em < https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf>. Acessado em 06 de março de 2019.
FILHO, Will R. Igrejas unem forças para ajudar vítimas da tragédia em Brumadinho – BH. Fevereiro de 2019. Disponível em< https://noticias.gospelmais.com.br/igrejas-unem-ajudar-vitimas-brumadinho-107155.html>. Acessado em 07 de março de 2019.
GERA, Lucio. Fundamentaciones teológicas de la acción por la justicia y la paz. Apud CAMPOS, Bernardo. Da reforma protestante à pentecostalidade da igreja (tradução de Walter Altmann). São Leopoldo: Sinodal: Quito: CLAI, 2002.
GIESE, Nilton. O papel das igrejas em situações de catástrofe. Por Nilton Giese. 11 de fevereiro de 2019. Disponível em< https://www.conic.org.br/portal/noticias/2965-o-papel-das-igrejas-em-situacoes-de-catastrofe-por-nilton-giese>. Acessado em 07 de março de 2019.
GONZAGA, Polyana. A igreja não pode calar sua voz profética, diz bispo sobre tragédia em Brumadinho. 31 de janeiro de 2019. Disponível em < https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/a-igreja-nao-pode-calar-sua-voz-profetica-diz-bispo-sobre-tragedia-em-brumadinho>. Acessado em 07 de março de 2019.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Um novo mundo é possível. Dez boas razões para educar para a paz, praticar a tolerância, promover o diálogo inter-religioso, ser solidário e promover os direitos humanos. São Leopoldo: Sinodal, 2004.
LIBANIO, João Batista. Teologia da Libertação: roteiro didático para um estudo. São Paulo: Loyola, 1987.
MENDONÇA, Heloísa; NOVAES, Marina. Barragem da Vale rompe em Brumadinho e causa novo desastre ambiental em MG. São Paulo, 26 de janeiro de 2019. Disponível em< https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/25/politica/1548431899_158139.html>. Acessado em 07 de março de 2019.
MELO, Nélio Vieira de. A ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
MIRANDA, Mário de França. Inculturação da fé: uma abordagem teológica. São Paulo: Loyola, 2001.
PAULO VI. Evangelii Nuntiandi. n. 31. 1975. Disponível em: < http://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19751208_evangelii-nuntiandi.html>. Acessado em 06 de março de 2019.
PIMENTEL, Thaís. Voluntários lavam dia e noite trajes usados por bombeiros nas buscas em Brumadinho. Belo Horizonte, 31 de janeiro de 2019. Disponível em< https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/31/voluntarios-lavam-dia-e-noite-trajes-usados-por-bombeiros-nas-buscas-em-brumadinho.ghtml>. Acessado em 07 de março de 2019.
VERGOTE, Antoine. Necessidade e desejo da religião na ótica da psicologia. In: VERGOTE, Antoine; et al. Entre necessidade e desejo: diálogos da psicologia com a religião. São Paulo: Loyola, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.