ENTRE BISPOS, MISSIONÁRIOS E APÓSTOLOS: AS RELAÇÕES DE PODER EM IGREJAS NEOPENTECOSTAIS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i35a4

Palavras-chave:

Neopentecostalismo, Bispos, Missionários, Apóstolos, Poder.

Resumo

O presente texto buscar produzir e colaborar na reflexão e discussão sobre as relações de poder existentes no movimento neopentecostal brasileiro. Apontando práticas e métodos de instituições neopentecostais que são explicadas por pesquisadores da Religião, como Terceira Onda do pentecostalismo. Buscaremos realizar uma breve apresentação histórica, uma análise das propostas institucionais desta nova vertente evangélica surgida nos anos 70 no Brasil e refletir sobre a relações do exercício de dominação dos bispos, missionários e apóstolos com práticas e discursos populistas e métodos centrados na pessoa do líder, que não apenas exerce o poder, mas é o próprio poder nas respetivas comunidade de fé, sendo sua pessoa o elo mais forte na relação do frequentador e a respectiva instituição. 

Biografia do Autor

Jimmy Barbosa Pessoa, Pontifícia Universidad Católica de São Paulo - PUC-SP

Graduado em Teologia e Pós Graduado Lato Sensu em Ensino da Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza - FCF; Pós Graduação Lato Sensu em Ética e Filosofia Política pela UNYLEYA - DF; Acadêmico de Psicologia pela UNICSUL - SP e Mestrando no curso de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP.

Referências

ALENCAR, Gedeon Freire de. Protestantismo Tupiniquim: hipóteses sobre a (não) contribuição evangélica aa3 cultura brasileira. São Paulo: Editora Recriar, 2018.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, Templo e Mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petropólis: Vozes; São Paulo: Simpósio Editora; São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 1997.

DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa: O sistema totêmico na Austrália. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FRESTON, Paul. A Igreja Universal do Reino de Deus. In: ANTONIAZZI, Alberto et al. Nem Anjos e nem Demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. pp. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 131-159.

IMAGEM 1. Fachada de Filial da Igreja Mundial do Poder de Deus. Disponível em: < https://www.midianews.com.br/judiciario/tribunal-mantem-punicao-a-igreja-por-agressao-a-pastor-ex-gay/282494> Acesso em: 14. Mai. 2020.

IMAGEM 2. Cartaz de Filial da Igreja Internacional da Graça de Deus. Disponível em: < http://guiacajobi.com.br/Guia/iigdcajobi> Acesso em 14. mai. 2020.

JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: Universidade de Brasília, 1994. Vol. 1.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

Pessoa, J. B. (2020). ENTRE BISPOS, MISSIONÁRIOS E APÓSTOLOS: AS RELAÇÕES DE PODER EM IGREJAS NEOPENTECOSTAIS NO BRASIL. Último Andar, 23(35). https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i35a4