Yoga seu benefícios: um caminho de busca e encontro

Autores

  • Thayana Maria Olimpio Marinho UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) https://orcid.org/0000-0002-5248-9632
  • Pollyanna Cristina Gomes e Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1980-8305.2021v24i37a8

Palavras-chave:

Yoga, espiritualidade, benefícios

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trazer um recorte do percurso histórico do Yoga, identificando seus benefícios, conhecendo um pouco de suas práticas e condutas a serem realizadas. A palavra Yoga vem da raiz sânscrita yuj, cujo significado remete ao jugo, junção, união, comunhão, integração. Podemos definir o Yoga como um conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais indianas, responsável por fundamentar a antiga civilização da índia. A prática do Yoga traz como base uma necessidade de aprofundamento na dimensão espiritual como forma do ser conseguir se conectar de forma mais autêntica consigo e com o mundo. Podemos entender a espiritualidade por toda vivência que pode produzir mudança profunda no interior em cada pessoa e possa levar a uma integração não apenas pessoal, mas, também uma integração com o mundo. Portanto, o Yoga se propõe a trabalhar, promovendo no ser um restabelecimento físico, mental, e espiritual do sujeito. A prática do Yoga, diante o exercício da meditação, pode contribuir na diminuição dos níveis de cortisol e adrenalina, melhorando a ativação do sistema nervoso parassimpático, reduzindo a ansiedade e o estresse, agindo consequentemente numa melhora do sono e da dor. O processo de secularização trouxe ao campo religioso mudanças efetivas, principalmente no que se diz respeito às “novas” religiões. Nesse contexto, novas espiritualidades foram surgindo e ganhando espaço e força. Isso contribuiu para que o alcance do Yoga fosse cada vez mais difundido, aprendido e incorporado a mais uma das práticas alternativas que pode levar benefícios à saúde. 

Biografia do Autor

Thayana Maria Olimpio Marinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Estágio Obrigatório realizado na Clínica Escola de Psicologia da UFPB, na perspectiva Humanista, com fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt-Terapia. Com experiência de um ano no estágio em atendimento Infantil, Adolescente, Adulto, Idoso e Grupos. Trabalho de conclusão de curso baseado em um atendimento infantil na perspectiva Lúdica Centrada na Pessoa, tendo como objetivo relatar esse atendimento em forma de um estudo de caso, analisando o processo da criança e todo o contexto que a mesma insere-se, incluindo seu crescimento durante a psicoterapia. Experiência em consultório clínico nas mais variadas queixas, demandas e idades e é supervisora de um projeto de extensão, pela UFPB, intitulado, NAEPSI (Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológica). Atualmente é Mestranda em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba, na area de Espiritualidade e Saúde.

Pollyanna Cristina Gomes e Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (UFPB)

Referências

ARENAZA, D. Relatório de Pesquisa: O Yoga na Escola, 2002.

BAPTISTA, M. R.; DANTAS, E. H. M. Yoga no controle do stress. Fitness & Performance Journal, 1 (1), 12-20, 2002.

BATTISON, T. Vença o Stress. São Paulo: Manole, 1998.

BORTHOLOTO, S. O Yoga na Escola – Educação Corpo e Mente para Pais e Educadores. São Paulo: Ground, 2013.

BUBER, M. Eu e tu. (Originalmente publicado em 1923). 8. ed. São Paulo: Centauro, 2001.

CUNHA, F. T. D. A emergência da tradição do Yoga em Florianópolis na década de 1970, 2011.

DALEPRANE, M. L. Efeitos da Intervenção Hatha Yoga nos níveis de ansiedade e estresse de mulheres mastecomizadas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, 1999.

DESIKACHAR, T.K.V. O Coração do Yoga: Desenvolvendo a Prática Pessoal. São Paulo: Editora Mantra, 2018.

FERNANDES, E.; ROCHA, V. M. A imagem do yoga como terapia e como ginástica: Uma construção ocidental. Vivência Artigos, 29, 311-326, 2005.

FEUERSTEIN, G. Uma visão profunda do Yoga: teoria e prática. São Paulo: Pensamento, 2005.

_______________. A tradição do Yoga: história, literatura, filosofia e prática. São Paulo: Pensamento, 2006.

GIOVANETTI, J. P. “O Sagrado na psicoterapia”. In ANGERAMI-CAMON; AUGUSTO, V. (org.). Vanguarda em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial. São Paulo: Pioneira, 1-26, 2004.

GNERRE, M. L. A. “Identidades e paradoxos do Yoga no Brasil: Caminho espiritual, prática de relaxamento ou atividade física?” In: Fronteiras: Revista de História. Universidade Federal da Grande Dourados. 21 (12), Jan/Jun., 2010.

HERMÓGENES, J. Autoperfeição com Hatha Yoga. 50. ed. Rio de Janeiro: Nova Era, 2017.

MASSOLA, M. E. Vamos praticar Yoga? Yoga para crianças, pais e professores. Ed. Phorte, 2008.

NUNES, T. C. L. Yoga: Do corpo, a consciência; do corpo a consciência em praticantes de Yoga. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2008.

REZENDE, L.C.R.R. Meditação: O portal para a supra consciência. São Paulo: Editora Sextante, 2003.

SATO, D. L. Yoga na escola. 2019.

SIEGEL, P. Yoga e saúde: o desafio da introdução de uma prática não-convencional no SUS. Campinas, 2010.

SILVA, J. A. L. D. Yoga como conteúdo nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental de Florianópolis. 2018.

SOUTO, A. Gheranda Samhitâ, el yoga de la purificación. Buenos Aires: Instituto de Yoga de Lonavla, 2002.

WOODYARD, C. Exploring the therapeutic effects of yoga and its ability to increase quality of life. International Journal of Yoga, 2 (4), July/Dec, 2011.

ZANELLA, R. A Yoga na Educação Física. Rio de Janeiro: Editora Encontro Cultural, 2016.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Marinho, T. M. O., & Gomes e Silva, P. C. (2021). Yoga seu benefícios: um caminho de busca e encontro. Último Andar, 24(37). https://doi.org/10.23925/1980-8305.2021v24i37a8