A Cabeça do santo: Uma proposta de compreensão sensível ao conceito religioso na sociedade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2021v24i37a10Palavras-chave:
Literatura e religião, cosmopercepção, estudos afro-diaspóricos, estudos decoloniaisResumo
“A cabeça do santo”, livro da escritora Socorro Acioli, revela um Brasil costurado pela religião, para além de um conceito dicotômico entre as performances religiosa e social. Esta resenha propõe uma reflexão acerca das costuras que a narrativa apresenta sobre a compreensão de religiosidade entre os brasileiros e as brasileiras, para além disso, convida cientistas da religião à leitura por meio de um olhar decolonial para compreender a cosmoperceção em constante devir de uma sociedade que não se encaixa na epistemologia hegemônica da disciplina.
Referências
ACIOLI, Socorro. A cabeça do santo. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
BRITO, Ênio José da Costa. Veredas interculturais: leituras decoloniais sobre religião, história e literatura. São Paulo: Recriar, 2020.
MOUFFE, Chantall. Por um modelo agonístico de democracia. Revista de Sociologia e Política, n. 25, 2005. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/7071
OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. Gender Epistemologies in Africa: Gendering Traditions, Spaces, Social Institutions and Identities. New York: Palgrave, 2011.
PASSOS, Vanessa Paulino Venâncio. O entrecruzamento da história e da ficção, consoante Paul Ricoeur em A cabeça do Santo, de Socorro Acioli. Percurso da Literatura no Ceará, Universidade Federal do Ceará, 2017. Disponível em: https://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/45894/1/2017_capliv_vpvpassos.pdf
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.