Convergências e divergências na memória social do antigo Israel

Lamentações de luto e festas solenes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v26i42.e60777

Palavras-chave:

Memória, memória cultural, lamentações, festas solenes

Resumo

Os conceitos relativos ao que se julgam, na contemporaneidade, como sendo as definições do termo memória, são muitos e bem heterogêneos. Este artigo inicia-se, no primeiro capítulo, focando os conceitos de memória, considerando-a como um fenômeno histórico, sociocultural e religioso. Tais conceitos foram articulados por três importantes teóricos das áreas das ciências humanas e sociais. No segundo e no terceiro capítulo pretendemos apresentar, por meio de um estudo bibliográfico e de perícopes bíblicas, a notável disparidade que havia entre dois importantes memoriais israelitas, na época do Antigo Testamento: as lamentações de luto e as festas solenes. Por séculos, esses antigos memoriais se mantiveram ocupando importante espaço entre outros memoriais, e atuaram como fatores de construção e de preservação da identidade cultural e religiosa dos israelitas. Contudo, cada um deles possuía suas peculiaridades ritualísticas e simbólicas, suas características próprias e visavam propósitos diferentes. No entanto, apesar de terem diferenças significativas, as lamentações de luto e as festas solenes possuíam pontos de confluência e de aproximação entre si. Por fim, propomos contribuir para que seja estendido o interesse da sociedade atual pelos assuntos aqui abordados e, consequentemente, ela possa alcançar uma melhor compreensão destes e de outros elementos memoriais presentes na cultura e na religiosidade dos israelitas que viveram na época do Antigo Testamento. 

Biografia do Autor

Raimundo Alves Martins, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando em Ciências da Religião PUC-GO. Especialista em Teologia Sistemática e Aconselhamento Pastoral (FASSEB). Graduado em História (UEG). Bolsista da CAPES.

Referências

BERGSON, Henri. Memória e vida. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. 16 Impr. São Paulo: Paulus, 2021.

BOSI, Ecléa. Cultura de massa e cultura popular: leitura de operárias. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BRIGHT, John. História de Israel. São Paulo, Ed. Paulinas, 1978.

BUCKLAND, A. R. Dicionário bíblico universal. São Paulo: Editora Vida, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática: 2000.

COLLEMAN, William L. Manual dos tempos e costumes bíblicos. Belo Horizonte: Editora Betânia, 1991.

DE VAUX, Roland. Instituições de Israel no Antigo Testamento. São Paulo. Editora Teológica, 2003.

ELLISEN, Stanley A. Conheça melhor o Antigo Testamento. São Paulo: Editora Vida, 2007.

GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.

HOFF, Paul. O pentateuco. São Paulo: Editora Vida, 2007.

JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus: de Abraão à queda de Jerusalém. Tradução de Vicente Pedroso. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

LASOR, William. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1999.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

MARTINS FILHO, J. R. F. Intencionalidade, sentido e autotranscedência: Viktor Frankl e a Fenomenologia. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 21-37, dez. 2019. ISSN 2316-4786. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/article/view/38992. Acesso em: 12 nov. 2022.

SILVA, Valmor da. Bíblias e livros sagrados. In: SILVA, Valmor da (organizador). Ensino religioso: educação centrada na vida – subsídio para a formação de professores. São Paulo: Paulus, 2004. p.87-101.

TERRIN, Aldo N. Antropologia e horizontes do sagrado: cultura e religiões. Tradução de Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2004.

TOGNINI, Enéas. Geografia da Terra Santa e das terras bíblicas. São Paulo: Hagnos, 2009.

WALTON, John H. Comentário histórico-cultural da Bíblia: Antigo Testamento. Tradução de Noemi Valéria Altoé da Silva. São Paulo: Vida Nova, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Martins, R. A. (2023). Convergências e divergências na memória social do antigo Israel: Lamentações de luto e festas solenes. Último Andar, 26(42), e60777. https://doi.org/10.23925/ua.v26i42.e60777