Convergências e divergências na memória social do antigo Israel

Lamentações de luto e festas solenes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v26i42.e60777

Palavras-chave:

Memória, memória cultural, lamentações, festas solenes

Resumo

Os conceitos relativos ao que se julgam, na contemporaneidade, como sendo as definições do termo memória, são muitos e bem heterogêneos. Este artigo inicia-se, no primeiro capítulo, focando os conceitos de memória, considerando-a como um fenômeno histórico, sociocultural e religioso. Tais conceitos foram articulados por três importantes teóricos das áreas das ciências humanas e sociais. No segundo e no terceiro capítulo pretendemos apresentar, por meio de um estudo bibliográfico e de perícopes bíblicas, a notável disparidade que havia entre dois importantes memoriais israelitas, na época do Antigo Testamento: as lamentações de luto e as festas solenes. Por séculos, esses antigos memoriais se mantiveram ocupando importante espaço entre outros memoriais, e atuaram como fatores de construção e de preservação da identidade cultural e religiosa dos israelitas. Contudo, cada um deles possuía suas peculiaridades ritualísticas e simbólicas, suas características próprias e visavam propósitos diferentes. No entanto, apesar de terem diferenças significativas, as lamentações de luto e as festas solenes possuíam pontos de confluência e de aproximação entre si. Por fim, propomos contribuir para que seja estendido o interesse da sociedade atual pelos assuntos aqui abordados e, consequentemente, ela possa alcançar uma melhor compreensão destes e de outros elementos memoriais presentes na cultura e na religiosidade dos israelitas que viveram na época do Antigo Testamento. 

Metrics

No metrics found.

Biografia do Autor

Raimundo Alves Martins, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando em Ciências da Religião PUC-GO. Especialista em Teologia Sistemática e Aconselhamento Pastoral (FASSEB). Graduado em História (UEG). Bolsista da CAPES.

Referências

BERGSON, Henri. Memória e vida. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. 16 Impr. São Paulo: Paulus, 2021.

BOSI, Ecléa. Cultura de massa e cultura popular: leitura de operárias. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BRIGHT, John. História de Israel. São Paulo, Ed. Paulinas, 1978.

BUCKLAND, A. R. Dicionário bíblico universal. São Paulo: Editora Vida, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática: 2000.

COLLEMAN, William L. Manual dos tempos e costumes bíblicos. Belo Horizonte: Editora Betânia, 1991.

DE VAUX, Roland. Instituições de Israel no Antigo Testamento. São Paulo. Editora Teológica, 2003.

ELLISEN, Stanley A. Conheça melhor o Antigo Testamento. São Paulo: Editora Vida, 2007.

GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.

HOFF, Paul. O pentateuco. São Paulo: Editora Vida, 2007.

JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus: de Abraão à queda de Jerusalém. Tradução de Vicente Pedroso. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

LASOR, William. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1999.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

MARTINS FILHO, J. R. F. Intencionalidade, sentido e autotranscedência: Viktor Frankl e a Fenomenologia. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 21-37, dez. 2019. ISSN 2316-4786. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/article/view/38992. Acesso em: 12 nov. 2022.

SILVA, Valmor da. Bíblias e livros sagrados. In: SILVA, Valmor da (organizador). Ensino religioso: educação centrada na vida – subsídio para a formação de professores. São Paulo: Paulus, 2004. p.87-101.

TERRIN, Aldo N. Antropologia e horizontes do sagrado: cultura e religiões. Tradução de Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2004.

TOGNINI, Enéas. Geografia da Terra Santa e das terras bíblicas. São Paulo: Hagnos, 2009.

WALTON, John H. Comentário histórico-cultural da Bíblia: Antigo Testamento. Tradução de Noemi Valéria Altoé da Silva. São Paulo: Vida Nova, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Martins, R. A. (2023). Convergências e divergências na memória social do antigo Israel: Lamentações de luto e festas solenes. Último Andar, 26(42), e60777. https://doi.org/10.23925/ua.v26i42.e60777