Teologia da cultura, carne e carnaval

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v26i42.e61402

Palavras-chave:

Etnomusicologia, antropologia da música, teologia e sociedade, samba-enredo

Resumo

As manifestações culturais são fundamentais para a compreensão do fenômeno religioso, sobretudo a partir da percepção de que sociedade e religião se interpelam mutuamente. Aqui, pensar a música é encontrar possibilidades de apreensão das interfaces da cultura com a teologia. No presente artigo, propomos uma interpretação do carnaval por meio da Teologia da Cultura para elucidar esse círculo hermenêutico religião-música-sociedade. Para tanto, contemplamos os (a) pressupostos teóricos; (b) um breve panorama histórico; e (c) uma atenção voltada aos sambas-enredos. Vemos de modo crítico confluências entreesses objetos representativos do círculo hermenêutico para descrevermos a realidade eapontarmos cenários razoáveis de futuro. O itinerário revela potencialidades e limites.

Biografia do Autor

Michel Eriton Quintas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel, Mestre e Doutorando em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

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Publicado

2023-11-05

Como Citar

Quintas, M. E. (2023). Teologia da cultura, carne e carnaval. Último Andar, 26(42), e61402. https://doi.org/10.23925/ua.v26i42.e61402