O Diabo e o “reino de Deus”

Autores

  • Margarida Oliva

Palavras-chave:

Caos, violência, msiticismo, humanidade, pentecostalismo, religião

Resumo

Estamos no auge de uma crise que começou com a falência do mundo cristão. O período entre o mundo velho, que se foi, e o novo, que está em gestação, assemelha-se a um caos. Os homens não sabem como viver no mundo criado por eles. Valores tradicionais perderam sentido. Com a violência crescente por toda parte, vemos também ressurgir o misticismo, sob variadas formas. Para compreender a “sangria” da Igreja Católica no Brasil, que está perdendo adeptos para os novos movimentos do Pentecostalismo Evangélico, é preciso ir às raízes do fato. Além de rever a forma como foi implantada a Igreja Católica no País, necessitamos mudar também os paradigmas de nossos conceitos de humanidade e de religião. Este é o assunto de minha dissertação, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, publicado como O Diabo no “Reino de Deus”.

Referências

BRUNEAU, Thomas. O catolicismo brasileiro em época de transição. São Paulo: Loyola, 1974.

GIRARD, René. A violência e o Sagrado, trad. Martha Gambini, revisão técnica Edgard de Assis Carvalho (Unesp). São Paulo: Paz e Terra, 1990.

MARIA, Júlio; DE MORUES CARNEIRO, Júlio Cesar. O catolicismo no Brasil: memória histórica pelo padre Júlio Maria. Rio de Janeiro: Agir, 1950.

OLIVA, Margarida. O Diabo no Reino de Deus. São Paulo: Musa Editora, 1997.

Downloads

Publicado

1998-02-20

Como Citar

Oliva, M. (1998). O Diabo e o “reino de Deus”. Último Andar, 1(1), 25–32. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/65076

Edição

Seção

Artigo