Uma etnografia da festividade de São José do quilombo Carrazedo no município de Gurupá – Pará
DOI:
https://doi.org/10.23925/ua.v27i44.e66930Palavras-chave:
Festividade, etnografia, Quilombo, féResumo
Este trabalho diz a respeito de uma das maiores expressões quilombolas do estado do Pará, isto é, a festividade de São José do Carrazedo, dessarte, acompanhou-se assiduamente a edição festiva de 2022 em todas as suas programações. O objetivo desta pesquisa foi analisar as etapas de manifestação que compreendem a ritualização da festa de São José do quilombo Carrazedo. Além da etnografia participante, houve entrevistas a lideranças da comunidade. Em síntese, concebeu-se que a expressão se caracteriza com fortes laços familiares e comunitários, alicerçado numa herança de saberes populares, contendo etapas que despertam credulidade nos ritos, envolvimento, respeitabilidade em cada protocolo de natureza sacra e comprometimento nos estágios vivenciados.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1997.
BENAION, A. dos S. Aspectos Gerais da Folia de São José: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Igreja de São José do Carrazedo, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h08m31s.
CALLADO, P. Música e Territorialidade: Gurupá - Porto de Moz - Almeirim - Aveiro. 2013. Cultura do Gambá. Disponível em: https://culturadogamba.blogspot.com/. Acesso em: 06 jan. 2013.
CORRÊA, B. M. Contexto histórico da festividade e dos foliões: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h13m05s.
GALVÃO, E. Santos e Visagens: um estudo da vida religiosa de Ita – Baixo Amazonas. São Paulo: Nacional, 1955.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2008.
MOURA, G. Festas dos quilombos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012.
NASCIMENTO, O. B. do. Relatos históricos da festividade de São José e os primeiros foliões pioneiros da Folia: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h11m53s.
SANTOS, S. N. dos. Significado e confecção de cada elemento da folia: depoimento [jan. 2023]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Gurupá-PA: Residência do entrevistador, 2023. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h13m07s.
VIEIRA, Waldomiro Pena. Figuras emblemáticas da festividade e da Folia: depoimento [mar. 2022]. Entrevistador: Fábio José Brito dos Santos. Carrazedo-Gurupá-PA: Residência do entrevistado, 2022. Arquivo digital. Entrevista concedida à Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UEPA.00h07m58s.
WAGLEY, C. Uma comunidade amazônica: o estudo do homem nos Trópicos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957.
LOPES, R. W. C. CEBs Ribeirinhas: análise do processo de organização das comunidades eclesiais de base em Gurupá-Pa. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábio José Brito dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.