A INSERÇÃO DOS ESTUDOS DE GÊNERO NAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2017.i30p164-184Palabras clave:
Ciências Sociais, Ciências das Religiões, Gênero e ReligiãoResumen
Historicamente, o entrecruzamento dos estudos de gênero e religião consiste de uma problemática pouco discutida. Durante décadas de pesquisa em religião, as ciências sociais da religião deslegitimaram o discurso das mulheres acadêmicas, pensando e ressaltando sobre elas os mesmos discursos de constituições teóricas e metodológicas tradicionais, em sua maioria de base positivista. Com o advento da revolução feminista, surgem várias pesquisadoras dispostas a desmistificar essas constituições, mostrando a incapacidade de tais concepções e enfatizando, por vezes, a confessionalidade delas para com instituições religiosas. Como constituinte do rol de ciências que compõe o universo das Ciências das Religiões, estes escritos constituem uma tentativa de questionar como se apresentou, no curso da história, a inserção dos estudos de gênero no jovem campo das Ciências das Religiões no Brasil. Nessa perspectiva, pretende-se, também, apresentar uma visão socioantropológica da discussão acerca da equação gênero e religião para as Ciências Sociais e as Ciências das Religiões, sobre a apresentação de personagens e instituições importantes para a formação da discussão no país.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.