CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA – ES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a3

Palabras clave:

Ensino Religioso, currículo, ensino fundamental

Resumen

O presente artigo objetivou discutir como o currículo do Ensino Religioso vem sendo colocado na pauta da educação pública da rede municipal de ensino de Vila Velha - ES, sendo analisado a 1ª versão da Base Municipal Comum Curricular elaborado à luz do Base Nacional Comum Curricular. Nessa busca argumentou-se sobre o Ensino Religioso no Brasil, a necessidade de inserção desse componente curricular no Projeto Político Pedagógico na promoção da tolerância e na garantia da diversidade religiosa. Para isso recorreu-se à pesquisa exploratória, integrando pesquisa bibliográfica e documental, a partir da pesquisa de campo. Concluiu-se que a discussão curricular, a Proposta Pedagógica e a 1ª versão da Base Municipal Comum Curricular do município pesquisado, vislumbram concepções voltadas para mediação pedagógica, relação dialógica e respeitos aos direitos humanos, tendo em vista que o Ensino Religioso na escola tem possibilitado a construção da paz e promoção da cidadania, por meio de suas unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.

Biografía del autor/a

Ivani Coelho Andrade, Prefeitura Municipal de Vila Velha, Secretaria Municipal de Educação

Professora da Educação Básica efetiva nas redes municipais de Serra e Vitória - cedida para Vila Velha-ES, Diretora da Umei Casulo Vovô em Vila Velha-ES. Mestre em políticas públicas e desenvolvimento local, Especialista em Psicopedagogia e Gestão Pública. Graduada em Pedagogia.

Eliane da Silva Pinto

Mestranda em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória

Alessandra de Aguiar Monteiro

Mestranda em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória

Alexsandro Monteiro Pontini

Mestrando em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória

Zulmira Luiza Menezes de Barros

Mestrando em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória

Citas

ALVES, Rubem. O que é Religião? São Paulo: Ars Poética, 1996.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. In: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em abril de 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Lei n° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. In: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em abril de 2020.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, fixa diretrizes e bases da educação nacional. In: http://www.planalto.gov.br/ccIVIL_03/leis/L4024.htm Acesso em setembro de 2019.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. In: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm Acesso em abril de 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. In: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm Acesso em abril de 2020.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, 1948. In: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf Acesso em março de 2020.

DEMO, Pedro. Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 1994.

FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso em chave de reflexão antropológica. Revista Diálogo. São Paulo, v 1, 1995.

FONAPER. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Ensino Religioso – capacitação para um novo milênio: ensino religioso e o conhecimento religioso. Caderno n. 3, 2000.

FRANKLIN, K. Educação e ética: o reconhecimento da alteridade na educação. In: GUÉRIOS, E.; STOLTZ, T. (Orgs.). Educação e alteridade. São Carlos: EDUFSCar, 2010.

GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília: Cortez, 1994.

GANDIN, Danilo. Soluções de planejamento para uma prática estratégica e participativa. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

HABERMA, J. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.

HÖFFER, O. O que é justiça? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

HOLMES, Maria José Torres; PALHETA, Francisco. Ensino Religioso no currículo da Educação Básica. In: POZZER, Adecir; et al. (Orgs.). Ensino Religioso na Educação Básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015.

JUNQUEIRA, Sergio R. Azevedo. (Org.). Construção da Identidade do Ensino Religioso e da Pastoral Escolar. Curitiba: Champagnat, 2002.

LACERDA, Marina Basso. O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Porto Alegre: Zouk, 2019.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Org.). Brasília: MEC/SEB, 2007.

MUNANGA, K. Teoria Social e Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. Cadernos Penesb – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira. Niterói, n. 12, p. 169- 203, 2010.

NETO, Alberto Paulo. A tolerância religiosa como princípio jurídico-político. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. 1 ed. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017.

OLIVEIRA, Lilian Blanck de; et al. Ensino Religioso no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção docência em formação. Série Ensino Fundamental).

OLIVEIRA, Lino Batista de. Tolerância/intolerância: da crítica à alteridade. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (Orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. 1 ed. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Base Municipal Curricular de Vila Velha: 1ª versão. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, 2018.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha - 1º ao 9º ano. Vila Velha: Prefeitura Municipal de Vila Velha, Secretaria Municipal de Educação, 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Lei nº 5.629/2015, Plano municipal de educação. In: http://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/html/L56292015.html Acesso em janeiro de 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Lei nº 5.938 de 29 de novembro de 2017, disciplina a gestão democrática da educação no sistema municipal de ensino de vila velha e dá outras providências. In: https://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/html/L59382017.html Acesso em agosto de 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Proposta curricular do ensino fundamental da rede municipal de Vila Velha. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, 2008a.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Proposta Pedagógica de Educação do Município de Vila Velha. Vila Velha: Prefeitura Municipal de Vila Velha, Secretaria Municipal de Educação, 2008b.

SCANLON, T. M. A dificuldade da tolerância. Novos Estudos CEBRAP, n. 84, jul. 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, Ideologia e Contra ideologia. São Paulo: EPU, 1986.

VINAGRE SILVA, Marlise. Liberdade, democracia e intolerância religiosa. In: SANTOS, Ivani dos; FILHO, Astrogildo Esteve (Orgs.). Intolerância religiosa x democracia. 1 ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2009.

WALZER, Michel. Da tolerância. Tradução Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

Andrade, I. C., Pinto, E. da S., Monteiro, A. de A., Pontini, A. M., & Barros, Z. L. M. de. (2020). CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA – ES. Último Andar, 23(36). https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a3

Artículos más leídos del mismo autor/a