CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA – ES
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a3Palabras clave:
Ensino Religioso, currículo, ensino fundamentalResumen
O presente artigo objetivou discutir como o currículo do Ensino Religioso vem sendo colocado na pauta da educação pública da rede municipal de ensino de Vila Velha - ES, sendo analisado a 1ª versão da Base Municipal Comum Curricular elaborado à luz do Base Nacional Comum Curricular. Nessa busca argumentou-se sobre o Ensino Religioso no Brasil, a necessidade de inserção desse componente curricular no Projeto Político Pedagógico na promoção da tolerância e na garantia da diversidade religiosa. Para isso recorreu-se à pesquisa exploratória, integrando pesquisa bibliográfica e documental, a partir da pesquisa de campo. Concluiu-se que a discussão curricular, a Proposta Pedagógica e a 1ª versão da Base Municipal Comum Curricular do município pesquisado, vislumbram concepções voltadas para mediação pedagógica, relação dialógica e respeitos aos direitos humanos, tendo em vista que o Ensino Religioso na escola tem possibilitado a construção da paz e promoção da cidadania, por meio de suas unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
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