Breve reflexión sobre la presencia de la religión en el ámbito escolar en el retorno presencial
DOI:
https://doi.org/10.23925/ua.v27i44.e59105Palabras clave:
Espiritualidad, educación religiosa, educación de jóvenes y adultos, enseñanza presencialResumen
El artículo reflexiona sobre las contribuciones de la espiritualidad desde la Educación Religiosa para los/las estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) de una escuela de la periferia, en Cariacica/ES, considerando el retorno a las clases presenciales. Se trata de una investigación bibliográfica y documental. Para la comprensión de la espiritualidad desde la Educación Religiosa, nos basamos en las ideas de Ferdinand Röhr, Dalai Lama y Sérgio Junqueira. En tres secciones, se aborda: la modalidad EJA en una escuela de Cariacica/ES; la Educación Religiosa y el aspecto de la espiritualidad; y la imbricación de la espiritualidad desde la Educación Religiosa para los/las estudiantes de EJA, en el retorno a la enseñanza presencial. Se busca, por tanto, encontrar caminos que posibiliten el desarrollo de las competencias socioemocionales, con miras al fortalecimiento de las relaciones personales e interpersonales en el enfrentamiento de los desafíos del retorno y permanencia en el ambiente escolar.
Citas
ALMEIDA, Leia Raquel de; SAUER Adriano Jacó. Escola em pastoral em tempos de pandemia: vivências e experiências conectadas. In: Revista Pastoral da Associação Nacional Católica do Brasil (ANEC). Evangelizar nas redes: Tecnologias e comunicação na Pastoral Escolar. Ano V, n.9, 2020.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB. Disponível em: http://www.senar-rio.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Livro-Ensino-H%C3%ADbirdo.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
BAPTISTA, Mauro R. O ensino religioso em questão. Paralellus, Recife, v. 9, n. 21, p. 459-477, 2018.
BOFF, Leonardo. A dimensão do profundo: o espírito e a espiritualidade. IHU, 1(1), 2012, p. 1. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/sobre-o-ihu/172-noticias/noticias-2012/512855-a-dimensao-do-profundo-o-espirito-e-a-espiritualidade. Acesso em: 16 abr. 2022.
BOFF, Leonardo. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e a espiritualidade. Petrópolis: Vozes, 2013.
BOFF, Leonardo. Ética e espiritualidade: como cuidar da casa comum. Petrópolis: Vozes, 2017.
BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil. Rio de Janeiro: 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao24.htm. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 23 fev. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 8.060, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. [Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências.]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8069-13-julho-1990-372211-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 mai. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020. Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, para dispor sobre parâmetros adicionais de caracterização da situação de vulnerabilidade social para fins de elegibilidade ao benefício de prestação continuada (BPC), e estabelece medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19) responsável pelo surto de 2019, a que se refere a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L13982.htm. Acesso em: 01 jun. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3116#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20substiui%C3%A7%C3%A3o%20das,12%20de%20maio%20de%202020. Acesso em: 01 jun. 2024.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 1/2021, aprovado em 18 de março de 202. Reexame do Parecer CNE/CEB nº 6, de 10 de dezembro de 2020, que tratou do alinhamento das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e outras legislações relativas à modalidade. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN12021pdf?query=diretrizes%20curriculares%20complementares. Acesso em: 01 jun. 2024.
BRASIL. Guia de Orientações de Acolher vidas, fortalecer emoções e criar estratégias Pós Pandemia COVID-19. Disponível em: gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/novembro/Guia_de_Orientacoes_.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
CARIACICA (Município). Agenda Cariacica: planejamento sustentável da cidade 2010-2030. Área Educação: diagnósticos e construção de cenários. Cariacica: Secretaria Municipal de Educação, 2012a. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/wpcontent/uploads/2014/05/Agenda_Educacao.pdf. Acesso em: 14 jan. 2022.
CARIACICA (Município). Diretrizes curriculares para a educação de jovens e adultos do município de Cariacica: uma construção coletiva. Cariacica: Secretaria Municipal de Educação, 2012b.
CARIACICA (Município). Resolução nº 001/2020, de 14 de janeiro de 2020. Cariacica: Conselho Municipal de Educação, 2020a.
CARIACICA (Município). Proposta Curricular. Cariacica: Secretaria Municipal de Educação, 2020b.
CARIACICA (Município) Portaria/SEME/nº 042, de 18 de setembro de 2020c. Estabelece Procedimentos para Reorganização do Calendário Escolar no ano letivo de 2020, as interfaces com o ano letivo de 2021-Dispõe sobre a Regulamentação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais direcionadas aos estudantes da rede municipal de ensino de Cariacica em razão da suspensão das atividades letivas presenciais, decorrente da pandemia covid-19. Diário Oficial de Cariacica. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/diario/DI%C3%81RIO%20OFICIAL%2021-09-2020%20%20EDI%C3%87%C3%83O%20N%C2%B0%201408-MLCOELHO.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
CARIACICA (Município). CI/SEME/GAB- PMC- nº 336/2021, de 26 de maio de 2021. Orientações aos gestores das unidades de ensino quanto ao retorno das atividades presenciais. Secretaria Municipal de Educação de Cariacica.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Portaria nº 152-R de 19 de dezembro de 2016. [Estabelece normas e orienta a oferta da Nova Educação de Jovens e Adultos - EJA na modalidade semipresencial nas escolas Públicas Estaduais no ano de 2017]. Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, 20/12/2016, p. 15-16. Vitória, 2016.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Currículo do Espírito Santo: ensino fundamental – anos finais – área de Ciências Humanas e Ensino Religioso. Vitória: Secretaria de Estado da Educação, 2018.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Portaria nº 184-R de 28 de dezembro de 2017. [Estabelece normas para a oferta da Educação de Jovens e Adultos - EJA na modalidade semipresencial nas escolas públicas estaduais no ano de 2018]. Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, 29/12/2017, p. 25-26. Vitória, 2017.
ESPÍRITO SANTO (Estado). Portaria Conjunta SESA/SEDU nº 07-R, de 06 de outubro de 2021. Altera a Portaria Conjunta SESA/SEDU nº 01-R, de 08 de agosto de 2020 e revoga item da Portaria Conjunta SESA/SEDU nº 06-R, de 21 de julho de 2021. Diário Oficial do Espírito Santo, 08/10/2021, p. 17. Vitória, 2021.
FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 9. ed. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.
GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE. Base de informações do Censo Demográfico 2010: Resultados do Universo por setor censitário Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Centro de Documentação e Disseminação de Informações Disponível em: https://www.cidadessustentaveis.org.br/arquivos/SIG/Senso2010_Dados/Documenta%C3%A7%C3%A3o-IBGE_Censo2010.pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.
IBGE. Pesquisa nacional de saúde do escolar: 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2021, Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.
JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? Uma identidade pedagógica. Revista Lusófona de Ciências das Religiões, Lisboa, v. VI, n. 12, p. 141-148,
JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Educação e história do Ensino Religioso. Pensar a Educação em Revista, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 5-26, 2015.
JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; RODRIGUES, Edile M. F. Saberes docentes e concepções do Ensino Religioso. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 34, n. 1, p. 155-176, 2020.
LAMA, Dalai. Uma ética para o novo milênio. 7. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
LAMA, Dalai. A espiritualidade e a paz mundial. In: Sociedade Teosófica no Brasil, 1(1), [s.d.], p. 1. Disponível em: https://www.sociedadeteosofica.org.br/estudos-teosoficos/artigos/item/599-a espiritualidade-e-a-paz-mundial-dalai-lama. Acesso em: 25 fev. 2022.
LEAL, Ana Lúcia; RÖHR, Ferdinand; POLICARPO JÚNIOR, José. Resiliência e espiritualidade: algumas implicações para a formação humana. Conjecturas, Caixas do Sul, v. 15, n.1, p. 11-24, 2010. Disponível em: https://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4069/material/Resiliencia.e.espiritualidade.pdf. Acesso em: 25 fev. 2022.
LIMA, Antônio Delfino. Ensino religioso e a metodologia do ensino: Críticas, caminhos e possibilidades. In: SIQUEIRA, Rosângela da Silva; REIS Marcos Vinicius de Freitas; JUNQUEIRA Sérgio Rogério Azevedo (org.). Ensino religioso x ciência da religião práticas pedagógicas e a diversidade religiosa no contexto local. Acre -Rio Branco: Nepan ,2020. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: https://br.search.yahoo.com/ da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: https://br.search.yahoo.com/search?fr=mcafee&type=E210BR826G0&p=LEI+N%C2%BA+13.982%2C+DE+2+DE+ABRIL+DE+2020. Acesso em: 01 jun. 2024.
RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade e Educação. In: ROHR, Ferdinand (org.). Diálogos em educação e espiritualidade. Recife: Universitária da UFPE, 2012. p. 29-43. Revista de Pastoral da ANEC. Evangelizar nas redes: Tecnologias e comunicação na Pastoral Escolar, ano v, no 8/2020. escola em pastoral em tempos de pandemia: vivências e experiências conectadas. Leia Raquel de Almeida e Adriano Jacó Sauer. Disponível em: https://anec.org.br/tipo-documento/revista-pastoral-anec/. Acesso em: 01jun. 2024.
SANTOS, Boaventura S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, Taciana B. O ensino religioso na base nacional comum curricular: algumas considerações. Educação em Revista, São Paulo, v. 37, p. 1-18, 2021.
ZORTÉA, Valéria Gon; PERINI, Érica Rezende; BERGMANN, Helenice Maria Barcelos. O Desenvolvimento das Competências Socioemocionais na elaboração do Documento Curricular de Ensino Religioso do Espírito Santo. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 46, n. 1, p. 20-30, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luiza Almeida, Sirlei Martins, Monica Cunha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.