VERDADE E FÉ NO POST SCRIPTUM DE KIERKEGAARD
Parole chiave:
Religião, Verdade, Fé, KierkegaardAbstract
De acordo com Søren Kierkegaard, quando a questão é a existência humana ou o sentido da vida, não há certeza objetiva possível para o indivíduo existente. Para o filósofo, a vida exige o encontro de uma verdade que seja verdade pessoal, uma verdade pela qual se possa ‘viver e morrer’. Em outras palavras, o ser humano necessita de algo que perpassando todos os sentidos do dia a dia e funcione como um centro, ou fundamento de sentido, caso contrário, o que se avistará no horizonte da objetividade será nada além do desespero diante da incerteza. Para o filósofo, preocupado com a existência humana e a religião cristã de seu tempo, a verdade do cristianismo capaz de fornecer esse centro de sentido pode ser encontrada, não na objetivação de verdades sistematizadas, mas na subjetividade do indivíduo quando este a toma por verdadeira para si (apropriação) com a paixão da interioridade. Tal concepção de verdade é, segundo Kierkegaard, uma paráfrase da fé.Downloads
Come citare
Figur, E. N. (2016). VERDADE E FÉ NO POST SCRIPTUM DE KIERKEGAARD. Último Andar, (28), 181–203. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/29747
Fascicolo
Sezione
Artigo
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.