ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MANUAL DIDÁTICO DE E/LE À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de língua estrangeira, Espanhol como língua estrangeira (E/LE), Variação linguística, Manual didático,

Resumo

Neste artigo, discutimos a existência de variantes linguísticas na língua espanhola e a sua abordagem em manuais didáticos no ensino de E/LE. Metodologicamente, utilizamos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]) na análise de manuais didáticos da coleção Aula Internacional com vistas a evidenciar a existência ou ausência de conteúdos que apresentam e trabalham a variação linguística no ensino de E/LE. Após a análise dos manuais, verificamos que, embora haja avanços no sentido de desenvolver um ensino de língua mais próximo da realidade linguística da língua estudada, ainda há muito que se ser feito para que esse tipo de ensino seja, de fato, concretizado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Georgia Tath Lima de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual de Ceará (UECE). Aluna do 8º semestre do curso de Graduação Licenciatura em Letras/Espanhol - Universidade Estadual do Ceará (UECE) (ingresso como graduada: 2013.2). Professora-bolsista de língua espanhola do Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campi Itaperi e Fátima. Bolsista CAPES. Foi bolsista de iniciação científica, IC - UECE e PIBIC/CNPq, entre os anos de 2014 e 2016. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2006.2)

Aluiza Alves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora doutora do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia.

Rakel Beserra de Macêdo Viana, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (início 2017), Graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - UECE/FAFIDAM (2007). Especialista em Gestão Educacional (2009) e em Ensino de Língua Inglesa (2012). Tem experiência no Ensino Básico com desenvolvimento de Projetos de Leitura e Escrita e no Ensino Superior em Educação à Distância.

Downloads

Publicado

2018-06-06