A FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE NA BASE NACIONAL DOCENTE

Autores

  • Grassinete Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Antonio Bruno Cavalcante Ferreira Doutorando PUC-SP

Palavras-chave:

Formação de professores. Complexidade. Política Nacional de Formação Docente. Formação continuada.

Resumo

O presente artigo propõe analisar teoricamente o plano Política Nacional de Formação de Professores, que cria uma Base Nacional Docente com o intuito de ampliar a qualidade e o acesso à formação inicial e continuada de professores da educação básica. Considerado pelo MEC como uma ação inédita, espera-se que a “boa formação” impacte as salas de aula do Brasil promovendo uma educação de qualidade. Os aportes teóricos baseiam-se no documento da Política Nacional de Formação de Professores (2017), em Morin (2014; 2015), Nóvoa (2009) e Moraes (2008), ao indicarem a educação como campo de incertezas, complexidades, um espaço onde os discursos ocorrem em excesso, repleto de redundâncias e repetições, que contribui para práticas educativas menos efetivas. Todavia, Morin (2014) indica que é no caos, nas dúvidas e na busca por desafios que avançamos. Assim, busca-se compreender os novos desafios que o professor de educação básica irá enfrentar com a política de formação de professores.

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Biografia do Autor

Grassinete Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Letras: Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Acre, UFAC (1999); especialização em Psicopedagogia, pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC (2002) e mestrado em Letras - Linguagens e Identidades, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2009). Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC). As linhas de interesse estão relacionadas às questões de Linguística Aplicada ao ensino de Língua Nacional e às abordagens dos gêneros discursivos no ensino de língua nacional. Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP. Bolsista CAPES

Antonio Bruno Cavalcante Ferreira, Doutorando PUC-SP

Doutorando PUC-SP

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Publicado

2019-04-29