ANÁLISE RETÓRICO-TEXTUAL DO GÊNERO CARTA DO LEITOR NA ESFERA ACADÊMICA

Autores

  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti Instituto Federal de Alagoas - IFAL. http://orcid.org/0000-0001-6990-6669
  • Cláudia Amorim de Almeida Especialização em Linguagem e Práticas Sociais. Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i1p168-187

Palavras-chave:

Argumentação. Carta do leitor. Produção textual escrita.

Resumo

Este estudo aborda, com base na produção do gênero Carta do leitor por participantes de um minicurso, o sujeito como agente sócio-histórico e discursivo em práticas linguageiras argumentativas escritas. Para tanto, elegemos estudos que tratam da Nova Retórica (REBOUL, 2004; PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2005) na inter-relação com a Linguística Textual (KOCH, 2015; KOCH e ELIAS, 2016; MARCUSCHI, 2008; 2010; 2011). O trabalho com a Carta do leitor se deu pelo seu potencial argumentativo e também didático. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação, numa perspectiva qualitativa de investigação, a partir da produção e análise de dados autênticos. Os resultados apontam, considerando a experiência realizada, certa dificuldade na elaboração do gênero Carta do leitor por parte dos sujeitos produtores: licenciandos e licenciados nos Cursos de Letras e de Pedagogia de um dado contexto. Tal constatação nos leva a defender a importância do trabalho sistematizado com a argumentação na formação inicial/continuada docente.

 

 

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Graduado em Letras: Port/Inglês; Especialista em Docência do Ensino Superior; Mestre em Educação e Linguagem; Doutor em Letras e Linguística. Professor de Língua Portuguesa e Linguística do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL). Pós-doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Cláudia Amorim de Almeida, Especialização em Linguagem e Práticas Sociais. Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Graduada em Letras: Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica em União dos Palmares/ AL.

Downloads

Publicado

2019-04-29