ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DE UM PLANO DE ENSINO PARA O TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Rita Maria Diniz Zozzoli Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Reflexão, Ensino, Vida Social

Resumo

Este estudo propõe uma análise linguístico-discursiva de um plano anual de ensino de língua portuguesa para o 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Alagoas. Retomando estudos que acreditam na importância de práticas de ensino que levem os alunos à reflexão sobre a linguagem numa perspectiva dialógica, as ponderações destacam os pontos positivos e negativos do plano, não objetivando desmerecer as práticas que vêm sendo desenvolvidas com base nele, mas sugerindo que os docentes repensem as implicações da linguagem na vida social e como tais contribuições podem ser viabilizadas no plano do ensino e aprendizagem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL).

Rita Maria Diniz Zozzoli, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística e Ensino do Francês pela Université de Franche Comté Besançon, com pós-doutorados em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas e na Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Lider do Grupo de Pesquisa Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL)

Downloads

Publicado

2020-05-07