“VOCÊ É O MEU MELHOR AMIGO! TE AMO, PUTA!” – UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO AFETIVA ENTRE HOMENS HETEROSSEXUAIS À LUZ DA SEMIOLINGUÍSTICA E DA SOCIOLINGUÍSTICA

Autores

Palavras-chave:

Identidade, gênero, (im)polidez, “puta”

Resumo

Neste artigo, proponho uma análise de três interações afetivas entre dois homens heterossexuais, valendo-me de conceitos da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2007; ANTUNES & PAULIUKONIS, 2018) e da Sociolinguística (ECKERT & McCONNELL-GINET, 2003; BLOMMAERT, 2010) relacionados à construção identitária. Desse modo, comento sobre alguns usos de “puta” – todos eles, positivos – feitos por um homem heterossexual em referência a outro homem heterossexual, seu amigo. Busco, então, explicar como e por que tais usos – que considero ocorrências de impolidez simulada (CULPEPER, HAUGH & SINKEVICIUTE, 2017) – colaboram para a manutenção da tradicional hierarquia de gênero, segundo a qual identidades masculinas heterossexuais detêm maior poder e são mais prestigiadas do que identidades femininas, comumente depreciadas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrei Ferreira de Carvalhaes Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Letras: Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem experiência nas áreas de Ensino de Língua Portuguesa, Sociolinguística Variacionista e Linguística Funcional Norte-Americana. Atualmente, é aluno do Mestrado em Linguística pela UFRJ e investiga a correlação entre fenômenos variáveis da Língua Portuguesa e a sua expressão em gêneros discursivos digitais. Além disso, é professor de Língua Portuguesa do Centro Educacional Espaço Integrado (CEI) e do Programa de Leitura, Interpretação e Produção Textual (Plipt) do Colégio Mopi, atuando especialmente com projetos interdisciplinares. Ao longo de 2019, foi corretor de redações da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), com foco no modelo Enem. É autor de livros de ficção publicados pela Editora Multifoco.

Downloads

Publicado

2020-05-07