NOVAS DEMANDAS NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E SUA ATUAÇÃO DIANTE DAS DIVERSIDADES DA CONTEMPORANEIDADE

Autores

Palavras-chave:

Formação do professor. Ética. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Diversidade.

Resumo

Por meio deste artigo visamos à reflexão acerca da importância da perspectiva ética, intersubjetiva, interdisciplinar e transdisciplinar (Moraes, 2008) na formação continuada dos professores, no que diz respeito ao preparo deste profissional ao lidar com as diversidades presentes na sala de aula contemporânea. O desenvolvimento desse trabalho acontecerá a partir da análise de uma reportagem presente na mídia, na qual um professor de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é denunciado pelos próprios alunos por apresentar comentários racistas e, avançará para a tessitura sobre a importância de uma postura inter e transdisciplinar na formação continuada dos professores desde a educação básica, em uma atitude de respeito e preparo do aluno para a vida, incluindo a acadêmica. Fundamenta-se também na epistemologia da complexidade (MORIN, 2003,2011), na possibilidade do professor reformar o pensamento e considerar a ecologia do atual contexto em que vive, em um mundo em movimento e constante necessidade de espaço de desaprendizagem (FABRÍCIO, 2006).

Biografia do Autor

Grassinete Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Letras: Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Acre, UFAC (1999); especialização em Psicopedagogia, pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC (2002) e mestrado em Letras - Linguagens e Identidades, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2009). Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC). As linhas de interesse estão relacionadas às questões de Linguística Aplicada ao ensino de Língua Nacional e às abordagens dos gêneros discursivos no ensino de língua nacional. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP. 

Downloads

Publicado

2020-09-30