4.3 A CONSTITUIÇÃO DE AUTORIA NA ESCOLA À LUZ DA RETÓRICA ARISTOTÉLICA E OUTRAS RETÓRICAS

Autores

  • Elioenai dos Santos Piovezan

Resumo

 Este artigo faz uma reflexão acerca da constituição de autoria na escola e tem como objetivo demonstrar que quando há condições adequadas de produção escrita, o aluno exerce a função-autor com mais eficácia. Como aporte teórico, utilizamos a retórica aristotélica e contribuições de Foucault (1969), Ferreira (2010), Bakhtin (2011), Tringali (2014), Bazerman (2015), entre outros. Como objeto de análise, nos debruçamos sobre a produção escrita de um aluno do Ensino Médio de escola pública realizada durante oficinas de texto de um projeto de jornal escolar. O método de análise consiste em buscar os indícios de autoria a partir de uma abordagem à luz da Retórica Antiga e da utilização de categorias específicas para identificar possibilidades textuais e discursivas dos alunos-autores em gêneros midiáticos em situação de ensino, a saber: unidade de sentido, marca de posição do autor, autoconsciência de linguagem, qualidade, polifonia, criatividade e sensação medo-confiança. Ao final, buscamos comprovar que as condições ideais de produção textual na escola contribuem para a formação de alunos mais proficientes na escrita, pois atuam de forma contextualizada, com propósitos claros de produção, estabelecimento de diálogo com o interlocutor e utilização consciente de ferramentas linguísticas.

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Biografia do Autor

Elioenai dos Santos Piovezan

Doutorando em Língua Portuguesa (PUC-SP) e mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Estudos Pós-Graduados, da PUC-SP (2015- 2017). Possui especialização em Língua Portuguesa, pela Unicamp-SP 259 (2012), e graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela PUC-SP (1995). Obteve licenciatura plena em Língua Portuguesa no Programa Especial de Formação Pedagógica das Faculdades Teresa Martin (1998) e é professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede estadual de Educação de São Paulo desde 1992. Com o grupo ERA, publicou “Retórica, escrita e autoria na escola” (2018) e “Artimanhas do dizer: retórica, oratória e eloquência” (2017).

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Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

IV- Reflexões sobre Retórica e Gêneros Textuais-Discursivos