A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA GRUPAL NAS FORMAS DE RECEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DAS FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

Autores

  • Sandra Gomes Rasquel Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Linguística

Resumo

Os grupos formados nas redes sociais digitais podem funcionar como estímulo à disseminação das Fake News. O objetivo do presente artigo constitui-se em uma discussão teórica acerca de como as formas de comunicação do indivíduo dentro de um grupo de interesse em uma rede social digital e a dinâmica grupal podem influenciar na recepção e disseminação das Fake News. O aporte teórico abordará o estudo do discurso e da mídia digital; as formas de comunicação; a avaliação intersubjetiva no discurso; o Ciberespaço, a Cibercultura e a dinâmica grupal, considerando as contribuições interdisciplinares. Dos autores, citamos: Fairclough (2004); Martin e White (2005); Thompson (2011 [1990]; 2014 [1995]); Charaudeau (2013); Levy (1999); Freud (2011 [1920-1923]), Lewin (1978) e Rivière (1980). Foram avaliados casos ilustrativos das Fake News propagadas em grupos de apoio ao presidente Bolsonaro, concentrados no site CNJ. Os resultados indicam que a dinâmica grupal influencia nas formas de recepção e disseminação das Fake News, com propósitos intencionais ou não.

Biografia do Autor

Sandra Gomes Rasquel, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)

Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Dossiê Fake News e a Corrosão da Crítica