O PAPEL DA CONSCIÊNCIA FONOARTICULATÓRIA NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p232-249

Palavras-chave:

Consciência Fonoarticulatória, Aquisição de Língua Materna, Formação Docente

Resumo

Apesar de muitos estudiosos (MONTGOMERY, 1981; JARDINI; VERGARA, 1997; JARDINI; SOUZA 2006; VIEIRA; SANTOS, 2010; VIDOR-SOUZA et al., 2011a, VIDOR-SOUZA et al., 2011b) confirmarem a relevância do desenvolvimento da consciência fonoarticulatória durante o período de alfabetização de uma criança, nota-se que os cursos de graduação em Pedagogia, no Estado do Rio Grande do Sul, não têm se preocupado em oferecer disciplinas específicas nas áreas de fonética e fonologia da língua portuguesa (L1) para preparar o professor alfabetizador nesse aspecto (ROSA, 2019). Em virtude disso, o presente estudo se propõe a demonstrar a importância da consciência fonoarticulatória para a aquisição da linguagem e a fomentar uma reflexão acerca de uma formação docente direcionada a esse fim.           

 

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Nowinski da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade do Vale dos Sinos, mestre em Fonologia e Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Luterana do Brasil. Professora de língua inglesa desde 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-18