UMA PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA DO ORAL SOB O PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores

  • Marilena Zanon
  • Maria Ignez de Mello Franco
  • Renata Felício Souza

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p44-62

Palavras-chave:

NURC. Educação Linguística. Pedagogia do Oral. Sequência Didática. ApEn & EnAp.

Resumo

Este trabalho se propõe a realizar um estudo sobre a Pedagogia do Oral, sob o ponto de vista da Educação Linguística e apresenta uma proposta de atividade oral para o Ensino Médio. Optou-se por utilizar ApEn e EnAp, expressões que correspondem a aprendente-ensinante e ensinante-aprendente, utilizadas na obra de Palma e Turazza (2014:9), para se referirem respectivamente ao aluno e professor que, segundo elas, enfatizam “o papel ativo do aluno, que é responsável por seu aprender e, ao mesmo tempo em que aprende, também ensina. Do mesmo modo, ao se referir ao professor com a expressão ensinante-aprendente, salienta-se que o docente também aprende com os discentes”.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê Educação Linguística