EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E PEDAGOGIA DA LEITURA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

Autores

  • Adriana de Souza Ramacciotti
  • Alex Raniére da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p63-84

Palavras-chave:

Educação Linguística. Linguística textual. Sequências argumentativas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática que aborde o gênero textual artigo de opinião, contemplando os pressupostos da Educação Linguística e da Pedagogia da Leitura. Sua relevância justifica-se por esse gênero ser importantíssimo para os aprendentes-ensinantes interagirem conscientemente na sociedade, apreendendo e comunicando pontos de vista, por meio de argumentos e contra-argumentos, expressos ou subentendidos. Como fundamentação teórica, baseamo-nos em conceitos da educação linguística, pedagogia da leitura, leitura e competência leitora e na análise textual dos discursos. O trabalho está dividido em Considerações Iniciais, Desenvolvimento (Fundamentação Teórica e Proposta de Sequência Didática), Considerações Finais, Referências e Bibliografia.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê Educação Linguística