A PEDAGOGIA DA ESCRITA E OS DESAFIOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Fabiana Bugan Caputo
  • Joani Almeida dos Santos Nogueira
  • Wellerson Clemer dos Santos Gavioli

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p85-102

Palavras-chave:

Pedagogia da escrita, Produção textual, Ensino, Escrita.

Resumo

Para os ensinantes-aprendentes de Língua Portuguesa, um dos desafios mais debatidos está relacionado ao ensinar os aprendentes-ensinantes a serem escritores competentes. São inúmeras as pesquisas voltadas a responder tal questionamento. Uma das propostas vem da Educação Linguística que tem se mostrado como área de estudo que visa ao pleno desenvolvimento do educando como profundo conhecedor de sua própria língua e, por meio dela, ser protagonista e autônomo, a fim de exercer seu direito de cidadão. Desse modo, o presente artigo visa a discutir a respeito da Pedagogia da escrita, bem como sua aquisição e os desafios dos ensinantes-aprendentes de Língua Portuguesa ao ensinarem seus aprendentes-ensinantes a escreverem diferentes textos, considerando o gênero como ponto de partida, o contexto de produção e a linguagem empregada

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê Educação Linguística