A UTILIZAÇÃO DA PEDAGOGIA DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DE APRENDENTES-ENSINANTES

Autores

  • Micheline Tacia de Brito Padovani
  • Mara Rubia Neves Costa Fanti

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p138-153

Palavras-chave:

Educação linguística. Pedagogia da Literatura. Poesia de cordel. Multimodalidade.

Resumo

O PISA 2018 apontou que cerca de 50% dos jovens não atingiram o mínimo de proficiência em leitura esperado até o final do Ensino Médio. O desempenho desastroso é fruto de práticas educacionais incompatíveis ao desenvolvimento da habilidade leitora necessária ao jovem do século XXI. A partir desse contexto, o presente artigo objetiva apresentar uma nova abordagem do trabalho com o texto, no campo da Educação Linguística: a Pedagogia do Texto Literário a partir da proposta de Olívia Figueiredo (2005). Partindo de uma sequência didática com o poema de cordel Coração na aldeia, pés no mundo, de Auritha Tabajara (2018), o estudo propõe-se a demonstrar a aplicabilidade da metodologia em consonância com o referencial teórico de Duarte e Figueiredo (2011), Palma e Turazza (2012), Cosson (2006) entre outros no intuito de formar leitores mais competentes e críticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê Educação Linguística