ABORDAGENS DE ENSINO DE ESCRITA EM MANUAIS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p272-287Keywords:
Letras, Língua Portuguesa, Linguística Aplicada.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo identificar abordagens de ensino de escrita subjacentes a manuais didáticos voltados para o ensino de resumo acadêmico, na educação superior. Teoricamente, fundamenta-se no conceito de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997 [1952-1953]), de resumo acadêmico (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) e nas abordagens de ensino de escrita acadêmica (LEA; STREET, 1998, 2006). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, de base qualitativa, cujo corpus, explorado a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2002 [1977]), constitui-se de quatro manuais didáticos. Os resultados indicam que a socialização acadêmica é a abordagem predominante nas didatizações de resumo propostas nos manuais focalizados, embora se verifique, em menor escala, a abordagem habilidades de estudo. Conclui-se que essas didatizações, propostas nos manuais explorados, parecem refletir as especificidades do paradigma teórico de escrita ao qual seus autores se filiam, seja em relação à escolha do que ensinar, seja do modo de ensinar.Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2020-12-18
Issue
Section
Artigos