ABORDAGENS DE ENSINO DE ESCRITA EM MANUAIS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p272-287

Keywords:

Letras, Língua Portuguesa, Linguística Aplicada.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo identificar abordagens de ensino de escrita subjacentes a manuais didáticos voltados para o ensino de resumo acadêmico, na educação superior. Teoricamente, fundamenta-se no conceito de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997 [1952-1953]), de resumo acadêmico (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) e nas abordagens de ensino de escrita acadêmica (LEA; STREET, 1998, 2006). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, de base qualitativa, cujo corpus, explorado a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2002 [1977]), constitui-se de quatro manuais didáticos. Os resultados indicam que a socialização acadêmica é a abordagem predominante nas didatizações de resumo propostas nos manuais focalizados, embora se verifique, em menor escala, a abordagem habilidades de estudo. Conclui-se que essas didatizações, propostas nos manuais explorados, parecem refletir as especificidades do paradigma teórico de escrita ao qual seus autores se filiam, seja em relação à escolha do que ensinar, seja do modo de ensinar.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Juliana Marcelino Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal de Campina Grande.

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto III da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Lingua(gem) em contexto de ensino de português. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em leitura e produção de textos, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, concepções de ensino de escrita, gêneros acadêmicos escritos

Published

2020-12-18