EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES PARA A PEDAGOGIA LÉXICO-GRAMATICAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p103-121Keywords:
Língua Portuguesa. Educação Linguística. Pedagogia Léxico-Gramatical. Lexicologia. Léxico.Abstract
Este trabalho se insere na área da Educação Linguística e tematiza a importância dos conhecimentos léxico-gramaticais na formação do professor de língua portuguesa. Tem por objetivo contribuir para as discussões voltadas para a teorização de uma pedagogia léxico-gramatical. Problematiza-se o desconhecimento, por parte do professorado em formação ou já formado, de estratégias para a realização de análises linguísticas a partir de seu principal objeto de trabalho: os textos. Justifica-se o estudo pelo número incipiente de estudos que demonstrem como abordar os conhecimentos léxico-gramaticais numa transversalidade com as atividades de produção e recepção de textos escritos e orais. Fundamenta-se o artigo nas investigações em Educação Linguística (BECHARA, 1986; FIGUEIREDO, 2004, LOMAS 2003; 2014; PALMA; TURAZZA, 2014; GALLINA 2019).