A REPRESENTAÇÃO DO ESCRAVO NEGRO NO REGIME ESCRAVOCRATA BRASILEIRO EM TEXTO MULTIMODAL A PARTIR DA OBRA CASA-GRANDE & SENZALA: REPRESENTAÇÃO ABOLICIONISTA OU ESCRAVOCRATA?

Authors

  • Adelson Florêncio de Barros

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i3p124-144

Abstract

Este texto está situado na Análise Crítica do Discurso com as vertentes sociocognitivas (DIJK, 1997), Social (FAIRCLOUGH, 2001 e THOMPSON, 2011) e Semiótica Social (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006). Tem-se por objetivo principal a representação do negro escravo no regime escravocrata pelo pernambucano Gilberto Freyre a partir da obra Casa Grande & Senzala. As bases teóricas são da ACD onde serão tratados aspectos da cognição humana relativos à produção de sentidos com recursos de memória a partir de contextos. O corpus é composto por imagens que tematizam a época da escravidão. Tem-se por resultado que Freyre é guiado por uma ideologia do poder patronal rural açucareiro pernambucano, cancelando a crueldade, o sadismo e a exploração excessiva da mão de obra escrava e privilegia o papel da escrava, transmissora da cultura afro na miscigenação cultural brasileira, de forma a construir o mito da sensualidade da negra. 

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Published

2022-10-31 — Updated on 2023-02-09

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Discurso, Sociedade e Multimodalidade