TEXTOS MULTIMODAIS: UMA ANÁLISE DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i3p145-161Abstract
Este artigo trata de textos multimodais em mensagens publicitárias. No texto multimodal a produção de significados ocorre por dois ou mais sistemas semióticos. A fundamentação teórica é a Análise Crítica do Discurso, com as vertentes sócio-cognitiva e Semiótica Social. Parte-se do pressuposto que as categorias analíticas Sociedade e Discurso precisam ser complementadas pela categoria Cognição, para se realizar uma análise crítica do discurso. Discurso define-se pelos papéis representados por seus participantes, caracterizados por suas funções e ações, todos relacionados por um macroato de fala. O discurso publicitário é uma prática social em cujo macroato de fala verifica-se a transformação do interlocutor em consumidor do produto anunciado. Em outros termos, o discurso publicitário constrói o lugar da sedução, de forma a atrair a atenção do interlocutor e induzi-lo ao consumo do que é anunciado. Para isso, deve-se levar em conta a categoria Cognição dos participantes da prática discursiva.
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