ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIAS TEXTUAIS DESCRITIVAS PARA A ABORDAGEM DO ANTIRRACISMO

Auteurs-es

  • Andréa Pisan Soares Aguiar
  • Bruna Marques Prazeres
  • Beatriz Faustino Carvalho da Silva

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p126-142

Résumé

Neste estudo, tem-se como objetivo apresentar uma sequência didática para levar o estudante do 3º do ensino médio a desenvolver um posicionamento crítico em relação ao racismo, considerando a perspectiva da educação antirracista e da representatividade negra em nossa sociedade. Procede-se à análise da letra da canção Ismália, de autoria do rapper Emicida, com Renan de Jesus Batista e Vinicius Moreira, com base no aporte teórico das sequências textuais em suas macro-operações descritivas, que revelam o ponto de vista do autor. Busca-se, assim oferecer um subsídio aos professores para o trabalho com o descritivo na produção do gênero textual história em quadrinhos.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-19

Comment citer

Pisan Soares Aguiar, A., Marques Prazeres , B., & Faustino Carvalho da Silva , B. . (2024). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: SEQUÊNCIAS TEXTUAIS DESCRITIVAS PARA A ABORDAGEM DO ANTIRRACISMO. Verbum, 13(2), 126–142. https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p126-142

Numéro

Rubrique

Dossiê Temas da sociedade contemporânea: perspectivas para o ensino da leitura e