ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
SEQUÊNCIAS TEXTUAIS DESCRITIVAS PARA A ABORDAGEM DO ANTIRRACISMO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p126-142Abstract
Neste estudo, tem-se como objetivo apresentar uma sequência didática para levar o estudante do 3º do ensino médio a desenvolver um posicionamento crítico em relação ao racismo, considerando a perspectiva da educação antirracista e da representatividade negra em nossa sociedade. Procede-se à análise da letra da canção Ismália, de autoria do rapper Emicida, com Renan de Jesus Batista e Vinicius Moreira, com base no aporte teórico das sequências textuais em suas macro-operações descritivas, que revelam o ponto de vista do autor. Busca-se, assim oferecer um subsídio aos professores para o trabalho com o descritivo na produção do gênero textual história em quadrinhos.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2024-08-19
Issue
Section
Dossiê Temas da sociedade contemporânea: perspectivas para o ensino da leitura e