REDES SOCIAIS E CHOQUE DE OPINIÕES
ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO VALOR CULTURAL DE POLIDEZ LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p41-53Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma atividade direcionada para estudantes do segundo ano do Ensino Médio cujo foco é o uso de estratégias de polidez para gerenciar a divergência de opiniões nas redes sociais. Buscando uma reflexão acerca da polidez linguística como um valor cultural importante nas interações sociais e na vivência cidadã, a base teórica é da Pragmática, especificamente, os estudos da polidez. As análises focalizam a identificação de impolidez por parte dos alunos e a sugestão de estratégias de polidez. Os resultados mostram que a atenuação estritamente pragmática e a cortesia positiva foram as estratégias mais comumente empregadas pelos estudantes para a construção de um ambiente virtual harmonioso frente aos pontos de vista, por vezes, antagônicos presentes nas interações das redes sociais.