O ensino de língua portuguesa pelo coordenador pedagógico: a mediação de leitura em aula para aluno em reforço escolar

Autores/as

  • Ciro Carlos Antunes PUC -SP

Palabras clave:

Língua Portuguesa, Aula de reforço, Mediação, Leitura, Professor coordenador-pedagógico

Resumen

O artigo apresenta como o desenvolvimento de atitudes e práticas favorecem a constituição de leitores assíduos a partir de procedimentos didáticos criativos, seduzindo os estudantes às diferentes possibilidades de leitura e de criação de textos, a partir de concepções sobre aula de reforço e a relação coordenador-pedagógico. Trata do incentivo à leitura de obras que permitam aos estudantes encontros com diferentes gêneros literários e de escrita, especialmente no que se refere ao ler para apreciar, fluir, conhecer e criar. Conclui que a aula de reforço aplicada pelo coordenador-pedagógico com atividade em sala de aula, numa perspectiva mediadora, contribuiu para a autonomia do aluno para pesquisas e estudos escolares.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ciro Carlos Antunes, PUC -SP

Mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa – PUC/SP

Publicado

2013-07-23

Número

Sección

Artigos