A aprendizagem da leitura na Cartinha de João de Barros

Autores/as

  • Alexandre José Silva
  • Cristiano Silva Jesuita Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

História das Ideias Linguísticas, Leitura, Gramática, João de Barros

Resumen

Nosso objetivo neste trabalho é o de identificar os planos de aprendizagem da leitura que permeiam a Cartinha, transformando-a num documento original e singular. Fundamentamos nossa pesquisa na área teórica da História das Ideias Linguísticas e delimitamos nossas análises ao âmbito do abecedário e do silabário, deixando a parte correspondente às orações (preceitos e mandamentos religiosos) para estudos futuros. Concluímos que João de Barros foi um precursor no campo da metodologia e um pioneiro no que diz respeito à didática contemporânea.

Biografía del autor/a

Alexandre José Silva

Mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa – PUC/SP

Cristiano Silva Jesuita, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa – PUC/SP

Publicado

2013-07-23

Cómo citar

Silva, A. J., & Jesuita, C. S. (2013). A aprendizagem da leitura na Cartinha de João de Barros. Verbum, (4), 68–81. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/14898

Número

Sección

Artigos