JOGOS COMO ESTRATÉGIA AUXILIAR PARA MELHORAR A COMPETÊNCIA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores/as

  • Marcia Antonia Guedes Molina UFMA

Resumen

Neste trabalho, discorremos sobre as dificuldades que podem advir durante o  processo de aquisição da escrita, centrando  nossas discussões no t Ensino Fundamental I e sugerimos  alguns jogos como atividades auxiliares ao trabalho docente, para motivar os alunos no sentido de melhorar sua competência escrita. Constituíram, de nosso aparato teórico, autores como FERREIRO (1981) e KATO (1987), para as discussões acerca de desenvolvimento da escrita e Piaget (1975) sobre a importância da inserção de jogos no cotidiano escolar, dentre outros.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcia Antonia Guedes Molina, UFMA

ossui mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em Língua Portuguesa também pela PUC/SP (2006). Atualmente exerce suas atividades junto ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Trabalhou na iniciativa privada por vinte anos, em especial, na Universidade Santo Amaro (UNISA), onde ministrou aulas de Língua Portuguesa, Produção Textual, Comunicação e Expressão e Linguísticas. Foi professora dos cursos de pós-graduação, ligados à área de Letras e coordenou as licenciaturas oferecidas presencialmente e a distância. É autora de duas obras: As concepções Linguísticas no Século XIX: a gramática no Brasil, em coautoria com a Profa.Dra. Leonor Lopes Fávero e Cancioneiros Urbanos, em coautoria com o Prof. Dr. Expedito Leandro Silva.Possui vários artigos publicados em veículos nacionais e internacionais e desenvolve projetos de pesquisa com estudiosos do Brasil e do exterior.

Publicado

2016-10-01

Número

Sección

Artigo Convidado