A CULTURA “DENTRO” DA LÍNGUA: ABORDAGEM DE CULTURA EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores/as

  • Jorge Rodrigues Souza Junior Instituto Federal de São Paulo - São Paulo

Palabras clave:

Cultura, Ensino de Língua Estrangeira, Análise do Discurso, Língua Espanhola.

Resumen

Neste artigo discuto a necessidade de revisar a noção de cultura, ao realizar o movimento de tomar tal noção enquanto objeto de observação para alçá-la como objeto discursivo, visando práticas de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, especificamente as de língua espanhola para brasileiros. A partir do viés teórico da Análise do Discurso materialista, mobilizo uma reflexão teórica que servirá de base para a elaboração de lineamentos, realizados a partir da esfera literária, como proposição de uma abordagem sobre cultura que não estabeleça uma dicotomia entre língua e cultura nessas práticas de ensino/aprendizagem.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jorge Rodrigues Souza Junior, Instituto Federal de São Paulo - São Paulo

Doutor em Letras pela USP e docente do Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo

Publicado

2017-02-01

Número

Sección

Artigos