UM OLHAR SOBRE O SUJEITO DISCURSIVO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA PROPOSTA DE LEITURA

Autores/as

  • Heyde Ferreira Gomes
  • Márcio Oliveira Cano Universidade Federal de Lavras

Palabras clave:

Análise do discurso. Sujeito discursivo. Leitura. Discurso publicitário

Resumen

Tendo-se em vista que o sujeito referido na Análise do Discurso não é o sujeito empírico, mas o sujeito discursivo, esta pesquisa propõe trabalhar a leitura com uma interação aluno versus sujeito discursivo, levando-os a perceberem quais os posicionamentos adotados pelo enunciador, objetivando contribuir para a formação de um sujeito consciente, capaz de interagir com os diversos discursos existentes no mundo. Para tanto foi proposto a leitura dos anúncios publicitários: i. Hope Ensina (2011); ii. “TPM” (2011) da Havaianas; iii. “Aquela das amigas que arriscam tudo” (2013) da Ford. A proposta de análise do sujeito discursivo possibilitou pensa-lo enquanto uma categoria de leitura que poderia contribuir com a formação do leitor em contextos formais ou informais de aprendizagem.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Márcio Oliveira Cano, Universidade Federal de Lavras

Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras

Publicado

2017-12-05

Número

Sección

Artigos