O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO PROPOSTA DE MATERIAL AUTÊNTICO PARA ENSINO DE PLE

Autores/as

  • Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro NUPPLE - IP PUC SP
  • Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro

Palabras clave:

anúncio publicitário, ensino, PLE.

Resumen

Este artigo trata do ensino de Português Língua Estrangeira, com enfoque interculturalista. Parte-se do pressuposto de que o ensino de língua considera também a cultura. Entretanto, os recursos didáticos disponíveis deixam lacunas em relação a este tópico.  É proposto aqui o uso de texto publicitário em sala de aula, por apresentar valores culturais implícitos.  Há, entretanto, a necessidade de cuidados na seleção e de metodologia de análise em sua leitura. Foram realizadas pesquisas em textos-anúncios publicados em revistas e meios eletrônicos.  Os resultados indicam: 1. a seleção do material autêntico deve levar em conta a presença de temas relativos à cultura brasileira; 2. o texto multimodal permite leituras de acordo com procedimentos analíticos da ACD e da Semiótica Social; 3. os anúncios publicitários apresentam implícitos culturais brasileiros relacionados a religiosidade e gênero. Assim, confirma-se a adequação do texto publicitário como recurso didático para ensino de PLE.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro, NUPPLE - IP PUC SP

Professora de Português Língua Estrangeira.

Doutorado em Língua Portuguesa, pela PUC - SP

Mestrado em Língua Portuguesa, pela PUC - SP

Publicado

2018-12-19

Número

Sección

Dossiê: Português Língua Estrangeira