SEMÂNTICA NA PERIFERIA: A PRÁTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COM LIVRO DIDÁTICO ADOTADO EM IMPERATRIZ/MA
Palabras clave:
Semântica, Língua Portuguesa, Práticas Educacionais.Resumen
O presente artigo visa realizar o levantamento das práticas educacionais dos professores do Ensino Fundamental de Imperatriz/MA, especificamente a abordagem dos aspectos semânticos contidos no livro didático adotado, em sala de aula. A fundamentação teórica será norteada pelos apontamentos de Cabral (1984) sobre a educação maranhense; Marques (1996) e Bechara (2004) auxiliarão a respeito da questão semântica; e os estudos de Cruz (2012;2013) acerca do percurso educacional imperatrizense. A metodologia da pesquisa é qualitativa, pois investigou-se o espaço social dos professores mediante entrevistas, assim como reconhecer o potencial das informações por creditar a cientificidade dos depoimentos recolhidos no ato de transcrever as informações obtidas oralmente. Desse modo, como resultados obteve-se encontros e entrevistas com os professores das escolas selecionadas. Os entrevistados demonstraram conhecimento sobre Semântica e vontade de transmitir conteúdo de qualidade, tendo ciência de que o livro didático não é a única ferramenta que possibilite esse desejo.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2019-12-29
Número
Sección
Artigos