O ETHOS DA TRANSPARÊNCIA EM TEMPOS DE VERDADES FLUIDAS

Autores/as

  • Carlos Alberto Baptista PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO https://orcid.org/0000-0003-1912-3150
  • Marcel Fernandes Gugoni PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
  • Jarbas Vargas Nascimento

Palabras clave:

Letras, Linguística, Análise do discurso

Resumen

As agências de checagem de fatos, em um território ainda recente, buscam métodos de apurar a verdade de fatos e dados enunciados no campo político. Esse trabalho discursivo é concernente ao de construir uma imagem de transparência diante dos conteúdos analisados. Com isso em vista, nosso objetivo é analisar como as agências de checagem constroem a imagem de transparência. Para tanto, selecionamos a checagem das agências Lupa e Aos Fatos sobre pronunciamento do então ministro da Educação. Recorremos ao arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), em especial, aos conceitos de cena de enunciação e de ethos discursivo propostos por Maingueneau e de comportamento delocutivo formulado por Charaudeau. As agências de checagem legitimam-se pela função de mediadora entre realidade e verdade fatual, entretanto, cercam-se dos riscos da subjetividade da linguagem. Por isso, o aprimoramento de recursos discursivos que sustentem sua imagem de transparência e imparcialidade são fundamentais para que tais agências cumpram seu papel social.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Baptista, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Doutorando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, possui especialização  e mestrado em Língua Portuguesa por essa mesma universidade. É professor no Instituto Técnico de Barueri – ITB.

Marcel Fernandes Gugoni, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Mestrando em Língua Portuguesa pela PUC-SP, bolsista Capes.

Jarbas Vargas Nascimento

Doutor em Letras pela USP. Professor titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa (PUC-SP).

Publicado

2020-09-30

Número

Sección

Dossiê Fake News e a Corrosão da Crítica