LINGUAGEM E IDEOLOGIAS: A CIÊNCIA E A DOCÊNCIA NO CENTRO DO EMBATE PARADIGMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p212-231Palabras clave:
Letras, Linguagem, Ideologias LinguísticasResumen
O texto discute a mudança de paradigmas: modernidade x pós-modernidade em curso nas ciências e nos estudos da linguagem, bem como seus reflexos na educação e na docência. Expõe como os pressupostos de base e as ideologias constroem as práticas científicas e docentes, por adesão paradigmática e epistemológica. Ressalta a importância da construção de uma agenda anti-hegemônica, em defesa dos conceitos, das ideias, dos métodos, das práticas científicas e docentes compreendidas na pós-modernidade. Defende que nesse paradigma a ciência e a docência respondem de maneira mais complexa aos problemas, desejos, às necessidades... da vida real das pessoas, de forma crítica, engajada e ética.
Palavras-Chave: Modernidade; Pós-modernidade; Agenda Anti-hegemônica; Ciências; Docência.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2020-12-18
Número
Sección
Artigos