ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL E O TRABALHO COM AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p38-50Palabras clave:
Língua Portuguesa, Variedades linguísticas, EnsinoResumen
Este artigo, inserido no âmbito da Educação Linguística, tem como tema a abordagem das variedades linguísticas do português nas salas de aula brasileiras. Seu objetivo é, a partir de um breve histórico do ensino da língua portuguesa no Brasil, refletir acerca das estratégias utilizadas, em sala de aula, no trato das variedades linguísticas, bem como indicar caminhos possíveis para essa reflexão. Justifica-se essa escolha temática pela importância conferida ao respeito às variedades da língua, graças aos avanços dos estudos linguísticos e à elaboração de documentos norteadores da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Assim, este trabalho fundamenta-se nos estudos de Educação Linguística e Sociolinguística (BAGNO, 2009 e 2012; FARACO, 2008 e 2015; PALMA e TURAZZA, 2012).