MULTIMODALIDADE E CONTEXTOS: O SENSACIONALISMO NO DISCURSO JORNALÍSTICO

Autores/as

  • Deborah Gomes de Paula

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i3p92-102

Resumen

Esta comunicação sitúa-se na área da Análise do Discurso Crítica nas vertentes sociocognitiva (Van Dijk, 1998) e Semiótica Social (Kress e Van Leewen, 2001) te por tema as estratégias de construção do escândalo por meio do sensacionalismo, focalizando o grotesco e o tragicômico, nos gêneros textuais, noticia, charge e crónica de noticia, privilegiando a relação entre texto e contexto para a representação do escândalo em textos jornalísticos multimodais. Tem-se por objetivo geral, contribuir com os estudos sobre sensacionalismo em textos multimodais em língua portuguesa. São objetivos específicos: 1. Examinar as estratégias utilizadas pela empresa-jornal para construir a opinião; 2. Buscar uma orientação argumentativa de leitura para os textos; 3. Verificar o léxico enunciado no texto, buscando a “ancoragem” a partir do marco de cognições sociais, tendo por base, o escândalo. O material analisado é constituído de textos jornalísticos e as análises buscaram examinar as relações cotextuais e contextuais multimodais, e sua produção discursiva, para a representação do escândalo. Na vertente da Semiótica Social da Análise Crítica do Discurso, Kress e Van Leewen (1990) investigam o valor das categorías textuais sistêmicas “dado” e “novo” para a análise de textos multimodais. Os resultados obtidos indicam que os elementos selecionados pelo produtor participan de sistemas de conhecimento, armazenados na memoria social e individual, assim, considera-se que a ativação do armazenado nem sempre é consciente, pois a ideologia do Poder, que tem acesso ao público, pelos discursos, passa a influenciar as pessoas, levando-as a sustentar essa ideología por sua reprodução textual, no e pelo discurso.

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Publicado

2022-10-31 — Actualizado el 2023-02-09

Versiones

Número

Sección

Discurso, Sociedade e Multimodalidade