UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DAS METAFUNÇÕES REPRESENTACIONAL, INTERATIVA E COMPOSICIONAL APLICÁVEL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p176-196Palabras clave:
Metafunções, Sequência didática, EnsinoResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção com base nas metafunções representacional, interativa e composicional para os professores de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio. Para fundamentar a pesquisa, adotamos as contribuições da Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2006), da multimodalidade (Kress; van Leeuwen, 2001) e o modelo de Sequência Didática desenvolvido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este trabalho caracteriza-se como aplicado e sua abordagem é de cunho qualitativo, visto que não fizemos uso de métodos e técnicas estatísticas. A proposta didática que elaboramos propõe um ensino com a charge de forma dinâmica e atrativa através das metafunções da linguagem, que podem ser utilizadas em sala de aula para reforçar a apreciação de textos que possuem mais de um modo semiótico.
Métricas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. A interação verbal. In.: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Machel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992. p. 110 – 127.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In.: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 277 – 358.
BATEMAN, John. Multimodality and genre: A Foundation for the Systematic Analysis of Multimodal Documents. New York: Palgrave Macmillan, 2008.
BEZEMER, Jeff.; KRESS, Gunther Rolf. Multimodality, Learning and Communication: A Social Semiotic Frame. New York: Routledge, 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.
BRONCKART, Jean Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Raquel Machado, São Paulo: Educ, 2003.
CALDAS, Maria Cilânia de Sousa. Multiletramentos e multimodalidade em livro didático de português de ensino médio. 2021, 208p. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
CORRÊA; Adriana Moreira de Souza; SILVA, Luana Ferreira de Araújo. Reflexões sobre o trabalho com os gêneros multimodais: perspectiva dos multiletramentos. In: MARCELINO, João Gabriel Carvalho et al. (Org.). Estudos linguísticos: língua, linguagem, ensino; estudos da tradução e interdisciplinaridade da linguagem. v.2, Paulo Afonso, Bahia, Centro Universitário do Rio São Francisco, 2023.
DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In:. KARKOVSKI, Acir Mário.; GAYDECZKA, Beatriz.; BRITO, Karim Siebeneicher. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 131-144.
DIONISIO, Angela Paiva; VASCONCELOS Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura: Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle: SCHNEUWLY, Bernad. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In:. SCHNEUWLY, Bernard: DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 81- 108.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HALLIDAY, Michel Alexander Kirkwood. An introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.
HODGE, Roger.; KRESS, Gunther Rolf. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.
JEWITT, Carey.; KRESS, Gunther Rolf. Multimodal literacy. New York: Peter Lang, 2008.
KRESS, Gunther Rolf; VAN LEEUWEN, Theodore. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Edward Arnold, 2001.
KRESS, Gunther Rolf. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.
KRESS, Gunther Rolf.; VAN LEEUWEN, Theodore. Reading images: The Grammar of Visual Design. London; New York: Routledge, 2006.
KRESS, Gunther Rolf. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 2010.
MACHIN, David. Introduction to multimodal analysis. London: Hodder Arnold, 2007.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A representação e a interação verbal e visual: uma análise de capas e reportagens de revistas na perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. 2013. 257 p. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2013. Faculdade de Letras, 2013.
SANTOS, Zaíra Bomfante dos. A Linguística Sistêmico-Funcional: algumas considerações. SOLETRAS – Revista do Departamento de Letras da FFP/UERJ. Dossiê n. 28, s/p, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/soletras.2014.12994. Acesso em: 19 ago. 2023.
SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A metafunção composicional no e-mail promocional. Revista de Letras, Fortaleza, v. 2, n. 35, p. 93-106, 2016.
SOUZA, Lídia Lerbach de. Multimodalidade e contexto na leitura de charge. 2020, 106 p. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
VAN LEEUWEN, Theodore. The language of colour: an introduction. First published by Routledge. USA and Canada, 2011.
VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda. Introdução à multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica, Semiótica Social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015. 170p.
ZABALA, Antoni. A prática educativa como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 1998.