Modelos mentais acionados na leitura de anúncio publicitário do dia dos pais

Auteurs-es

  • Cristiane da Silva Ferreira PUC-SP

Mots-clés :

Modelos mentais, Contexto, Sentido, Leitura, Texto

Résumé

Tendo em vista que o sentido do texto é construído na interação autor-texto-leitor, parte-se do pressuposto de que o contexto sociocognitivo é primordial na produção de sentido. Neste artigo, objetiva-se verificar como ocorre essa interação entre autor e leitor segundo a Linguística Textual, e a importância do contexto na produção de sentidos. Como corpus de análise, selecionou-se um anúncio publicitário do dia dos pais, veiculado na Folha de S. Paulo, pela agência Borghier para o Shopping Iguatemi, em agosto de 2006, e um artigo de opinião, como resposta ao anúncio, produzido pelo articulista da Folha, Marcelo Coelho. Com base nos conceitos de contexto advindos dos estudos de Koch e de modelos mentais, de Van Dijk, propõe-se a seguinte reflexão: que conhecimentos do contexto sociocognitivo são ativados pelo leitor Marcelo Coelho na leitura do anúncio publicitário? Além de tais conceitos, far-se-á necessário uma breve explanação acerca do conceito de texto e leitura adotado neste artigo.

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Biographie de l'auteur-e

Cristiane da Silva Ferreira, PUC-SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa/PUC-SP

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Publié-e

2013-05-28

Numéro

Rubrique

Artigos