A aprendizagem da leitura na Cartinha de João de Barros

Auteurs-es

  • Alexandre José Silva
  • Cristiano Silva Jesuita Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mots-clés :

História das Ideias Linguísticas, Leitura, Gramática, João de Barros

Résumé

Nosso objetivo neste trabalho é o de identificar os planos de aprendizagem da leitura que permeiam a Cartinha, transformando-a num documento original e singular. Fundamentamos nossa pesquisa na área teórica da História das Ideias Linguísticas e delimitamos nossas análises ao âmbito do abecedário e do silabário, deixando a parte correspondente às orações (preceitos e mandamentos religiosos) para estudos futuros. Concluímos que João de Barros foi um precursor no campo da metodologia e um pioneiro no que diz respeito à didática contemporânea.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Alexandre José Silva

Mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa – PUC/SP

Cristiano Silva Jesuita, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa – PUC/SP

Téléchargements

Publié-e

2013-07-23

Numéro

Rubrique

Artigos