A SALA DE AULA E O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs-es

  • Fátima Beatriz de Benedictis Delphino

Mots-clés :

Sociolinguística Variacionista, Processo ensino-aprendizagem, Construção social de significado, Análise crítica da metáfora

Résumé

Este trabalho estuda a linguagem utilizada por professores de diferentes áreas do conhecimento, no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Em especial, reflete sobre a função das metáforas construídas na sala de aula e que elas constituem importantes ferramentas no processo de ensino- aprendizagem, usadas como elemento de uma rede de relações com espaços cognitivos sobrepostos e interconectados, sistematizados pelo uso numa comunidade de fala. Trata-se da correlação entre a heterogeneidade linguística e o uso da língua portuguesa pelo professor, uma interface ainda pouco explorada e com estudos ainda a se fazer, a partir dos estudos da Sociolinguística Variacionista. Em consequência, constituem objetivos da pesquisa realizar um levantamento de metáforas usadas por professores e alunos em aulas de diferentes disciplinas, identificar os significados sociais dessas metáforas e sua relevância no processo ensino-aprendizagem. Para Clandinin (1986), as metáforas comumente usadas na sala de aula emergem das experiências de professores e alunos e podem auxiliar na compreensão de fenômenos representados teoricamente pela construção social de significados surgida da historicidade das experiências dos sujeitos e do conteúdo pessoal afetivo, presente em imagens e metáforas. O sociointeracionismo (VIGOTSKY,1987-1988) é a base pedagógica deste trabalho, que enfoca a interação social e o instrumento linguístico como elementos decisivos para o desenvolvimento do indivíduo. A pesquisa analisa um corpus constituído de 30.000 palavras que compõem as aulas de dez professores de diferentes disciplinas, gravadas e transcritas, acompanhadas pela análise de material usado pelo professor em exibição de slides com auxílio de datashow, ou escritos em lousa.

Téléchargements

Comment citer

Delphino, F. B. de B. (2014). A SALA DE AULA E O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Verbum, (6), 4–21. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/19573

Numéro

Rubrique

Artigo Convidado